cosméticos com nanoativos

4 benefícios do uso dos nanoativos em cosméticos

A tecnologia dos nanoativos ou ativos nanoencapsulados está presente nos dermocosméticos mais atuais e modernos. 

O tamanho muito pequeno dos nanoativos é um dos grandes diferenciais desses produtos, mas existem outros. Primeiramente, vamos fazer uma comparação desses ativos com os ativos convencionais sem essa tecnologia. Para isso, veja a foto abaixo que compara esse dois tipos de ingredientes: 

comparação de nanoativos e ativos convencionais

Pela imagem, dá para perceber claramente que os ativos nanoencapsulados conseguem agir até nas camadas mais profundas, enquanto os ativos convencionais ficam prioritariamente na camada mais superficial da pele. Outra vantagem ilustrada na imagem é a proteção do ativo dentro da nanocápsula, e esse é o primeiro benefício que vamos explicar agora. 

1 – Proteção dos princípios ativos 

Acima de tudo, a nanocápsula protege a substância que vai agir na pele do meio externo, como luz e oxigênio, e de interações com outros componentes que compõem a fórmula do produto. Isso dá mais estabilidade e garantia de que o ativo não perderá a sua eficácia antes de ser aplicado na pele. 

Nesse sentido, um exemplo da importância dessa proteção é a vitamina C nanoencapsulada. Afinal a vitamina C é um dos ingredientes mais instáveis nas formulações. Em contato com o oxigênio, ela perde a sua ação antioxidante de forma bem fácil, mudando inclusive a coloração, ficando amarelada.

Essa coloração é um indício de que a parte da vitamina C já perdeu a sua ação. Mas quando ela é encapsulada, seus benefícios são resguardados, fazendo que tenha total aproveitamento do seu efeito antioxidante e clareador da pele. 

2 – Os nanoativos direcionam para local que deve agir 

permeação dos nanoativos

A cápsula do ativo nanoencapsulado se desmancha à medida que vai sendo absorvida. Isso é possível porque a nossa pele tem diferentes características e substâncias nas sua diversas camadas.

Dessa forma, quando um ativo precisa agir, por exemplo, nas camadas mais profundas da pele, essas cápsulas terão substâncias existentes nessas camadas.

capsula nano

É possível inclusive que a cápsula do ativo tenha diferentes camadas para que ela se desmanche à medida que vai permeando a pele.

Para ilustrar como isso acontece, imagine você descascando uma cebola. Cada camada da cebola é como se fosse uma camada da nanocápsula, e quando você tirar a última camada, você chegará ao ingrediente ativo.

Outro fator interessante é que essas camadas das nanocápsulas são geralmente feitas de substância hidratantes, então na verdade tudo é aproveitado pela pele. 

3 – Liberação prolongada dos ativos

O terceiro benefício listado aqui é a liberação prolongada de ativos na pele. À medida que a nanocápsula vai se desmanchando o ativo que está dentro é liberado para a pele gradualmente, ou seja, os ativos são liberados aos poucos, agindo na pele por várias horas.

Por isso, é comum ver em produtos com nanoativos a ação de até 12 horas. A pele na verdade está recebendo pequenas doses de tempo em tempo, promovendo essa ação por longos períodos.

Em ativos convencionais, não é possível proporcionar essa ação prolongada. Isso porque o ativo é entregue na pele todo de uma vez, e nem sempre a pele absorve a quantidade total desses ativos ao mesmo tempo, perdendo parte da eficácia do produto. 

Sendo assim, ao avaliar um produto, não leve em consideração apenas a porcentagem dele. Além disso, tente observar se é um ativo convencional ou com nanotecnologia, assim como o tempo de ação na pele. 

4 – Produtos concentrados e resultados mais rápidos. 

Com os ativos nanoencapsulados, é possível ter produtos concentrados. Isso acontece porque as cápsulas têm facilidade em permear a pele, e dessa forma não precisamos de vários componentes nas formulações para aumentar a permeação, como acontece com os cremes. 

Nos cremes, 70% a 90% dos componentes são substâncias para formá-los, o que vai auxiliar na permeação dos ativos. Mas essas substâncias  não agem necessariamente no problema. Já séruns concentrados com nanoativos podem chegar a 100% de ativos, sem adição de água ou de outros componentes. 

Isso traz resultados muito mais rápidos, como o que acontece com o Nano Shower, que possui 100% de ativos nanoencapsulados. Dos voluntários que usaram o produto, 60% perceberam a melhora da celulite em apenas 30 dias. 

Da mesma forma, o Sérum Concentrado, que teve 75% dos participantes felizes com a redução de medidas com apenas 15 dias de uso. Já 90% comemoram a redução da gordura localizada após 28 dias. 

Outro exemplo de resultado rápido é o Serum Secativo Pontual. Nos testes de eficácia o sérum mostrou que 90% das pessoas perceberam inflamação reduzida e menos inchaço após 24 horas de uso. 

Além dos 4 benefícios do uso da nanotecnologia mencionados, podemos citar mais alguns:

  • A sustentabilidade – são ativos com o conceito da tecnologia verde.
  • A menor geração de resíduos – precisamos de embalagens menores para armazenar e comercializar os produtos.
  • Otimização de espaços – produtos concentrados têm embalagens menores que ocupam menos espaço.
  • Menos geração de poluentes – menos espaço de armazenamento otimiza o transporte, diminuindo a emissão de poluentes no ar. Sem contar que produtos concentrados utilizam menos água. 

A nanotecnologia não é a tecnologia do futuro, já faz parte do presente. 

E você? Sabia de todos esses benefícios dos nanoativos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.