Flacidez de pele: o que causa e como se livrar

Flacidez de pele: o que causa e como se livrar?

A flacidez de pele é um dos sinais visíveis do envelhecimento. Ela pode aparecer  tanto no rosto quanto no corpo.

Mas você sabe como a flacidez ocorre

Leia até o final para entender por que a flacidez aparece na pele, os fatores envolvidos e como prevenir ou tratar.

O que é a flacidez de pele?

A flacidez é a perda de elasticidade e sustentação da pele. Ela é percebida visualmente pelo aspecto mais frouxo da pele. Isso ocorre, primeiramente, pela desorganização ou pelo desgaste das fibras de colágeno e elastina.

Outro fator que leva à flacidez é o enfraquecimento muscular por causa da falta de estímulos ou de exercícios físicos. 

Vamos visualizar como essas mudanças ocorrem dentro da pele?

flacidez de pele: mudanças que ocorrem
Mudanças na estrutura da pele com o envelhecimento

A imagem mostra de forma ilustrativa as mudanças que ocorrem no interior da pele e que causam a flacidez. Você pode perceber que na pele jovem as fibras de colágeno e elastina estão fortes e bem organizadas.

À medida que envelhecemos, essas fibras ficam enfraquecidas, e muitas vezes as novas fibras de colágeno que “nascem” não são de qualidade ou não estão organizadas da mesma forma que antes. Isso leva ao surgimento das rugas e ao afrouxamento da pele

Quer dizer que posso produzir colágeno que não melhora a flacidez?

Exatamente! As células, quando envelhecidas, não desempenham as funções da mesma forma que quando eram jovens. Isso também acontece com as células que produzem o colágeno e a elastina. Elas produzem as fibras, porém de forma desorganizada, não mantendo a estrutura de sustentação da pele. 

Essa falta de elasticidade acontece tanto no rosto quanto no corpo quando envelhecemos. Por outro lado, outros fatores podem desencadear a flacidez ainda na juventude. 

Mas o que causa a flacidez?

Além da idade e do envelhecimento das células, quando tudo no nosso corpo desacelera e cansa, inclusive a renovação das fibras elásticas, outros fatores podem levar à flacidez ainda na juventude. Alguns desses fatores são a influência hormonal, a obesidade e a gravidez. 

Na gravidez, por exemplo, a barriga aumenta rapidamente e, após o nascimento do bebê, a pele torna-se flácida. A volta ao corpo que se tinha antes é um processo natural, mas, no entanto, nem sempre isso acontece conforme o desejado. Por isso, é muito importante que nas regiões mais afetadas pela gestação – abdômen, pernas, glúteos e mamas – a pele esteja sempre muito bem hidratada e de preferência com Cremes Firmantes. 

O sedentarismo ou a dificuldade em criar uma rotina de exercícios físicos também podem levar à flacidez. Isso porque os músculos que ficam abaixo da pele ficam flácidos pela falta de estímulo, prejudicando a sustentação da pele. 

Outra causa da flacidez é a obesidade, principalmente se estiver associada à má alimentação. Esse aumento de gordura em todo o corpo acaba gerando a flacidez da pele e dos músculos, pois o excesso de peso interfere na sustentação da pele. 

Muitas pessoas com excesso de peso optam pela redução de estômago. Porém, após o procedimento, a flacidez aparece de forma assustadora. Isso porque houve uma redução drástica da camada de gordura, e a pele não possui elasticidade suficiente para reduzir de tamanho na mesma proporção. Por isso, é importante prepará-la, fortalecer o músculo e usar ativos hidratantes e firmantes, pré e pós-procedimento.

Como prevenir e tratar?

Mas não se preocupe! Atualmente a estética possui bons tratamentos para prevenir, tratar e reverter esse processo com o uso de produtos e procedimentos rejuvenescedores. 

O importante é saber que, para reverter a flacidez, é necessário fortalecer as fibras de colágeno e de elastina, que auxiliam na sustentação e melhoram a elasticidade, promovendo mais tônus à pele.

Isso é possível com o uso de produtos que estimulam a produção de colágeno e de elastina e que promovem um efeito lifting da pele. Então, o grande segredo é ter bons hábitos alimentares, fazer exercícios físicos, beber água e usar cosméticos apropriados para cada região da pele.

Um bom parceiro para reduzir a flacidez da pele é o Lipofeme Creme Firmante. O produto é um poderoso firmador que obteve excelentes resultados nos testes clínicos, comprovando 93% de pele mais firme em apenas 4 semanas de uso. 

Outros resultados do teste de eficácia percebida mostraram que:

– 80% melhoraram a aparência geral da pele;

– 73% melhoraram a firmeza da pele; e

– 87% obtiveram uma pele mais lisa e hidratada.

O Creme Firmante possui o DMAE nanoencapsulado na sua composição, um poderoso ingrediente contra a flacidez. Nossa técnica Elizete Garcia fez um vídeo explicando tudo sobre esse produto. Assista aqui

Ah, e a indicação desse creme é para as mulheres que tiveram flacidez decorrente da gestação, assim como para homens e mulheres que passaram por processo de emagrecimento ou para qualquer pessoa que esteja envelhecendo e queira prevenir ou reverter esse problema. 

Experimente e cuide de você! 😀

4 comentários em “Flacidez de pele: o que causa e como se livrar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.