Limpeza de pele profunda x limpeza de pele diária

A limpeza de pele diária é o ato de higienizar o rosto de forma adequada. Esse procedimento deve ser realizado todos os dias em casa e com produtos específicos para cada tipo de pele.

Já a limpeza de pele profunda é o procedimento realizado por um profissional, que além da higienização da pele também faz a extração de cravos e espinhas.

Limpeza de pele profunda

Esse procedimento com intervenção profissional deveria ser feito regularmente, independentemente do tipo de pele. Porém, em peles oleosas ou com tendência à acne, a frequência recomendada é maior devido ao fato de a produção de sebo ser mais intensa. 

Os principais benefícios da limpeza de pele profunda são:

  • Remoção de comedões (cravos) e acnes (espinhas)
  • Retirada de milium (pontos brancos e duros formados por queratina)
  • Remoção de impurezas acumuladas na pele, como resíduos de maquiagem e poluição
  • Desobstrução de poros
  • Aumento da oxigenação e da nutrição da pele 
  • Prevenção de cravos e espinhas
  • Normalização do processo de renovação celular
  • Remoção das células mortas depositadas na pele
  • Aumento da absorção de dermocosméticos 
  • Melhora do aspecto geral da pele, principalmente em peles ressecadas e sem viço.

Antes de qualquer tratamento no rosto, as clínicas de estética costumam recomendar a limpeza de pele profunda, pois todos os benefícios citados anteriormente deixam a pele realmente limpa e aumentam a absorção de dermocosméticos utilizados nos tratamentos posteriores. 

Apesar de ser um procedimento simples, a limpeza de pele profunda deve ser realizada por profissionais da área, pois um procedimento inadequado de extração poderá resultar em manchas e até cicatrizes. 

Mesmo que este seja um  tratamento comum, dúvidas sobre o tema são recorrentes, por isso separamos algumas delas para esclarecimento. 

1. Em quais tipos de pele é recomendado fazer a limpeza profunda?

Todos os tipos de pele estão liberados. As pessoas com peles oleosas e acneicas devem fazer o procedimento com maior frequência, já que normalmente apresentam mais cravos e espinhas. 

Nas peles secas, a limpeza aumenta a renovação celular e diminui as células mortas, que dão o aspecto escamoso à pele. 

Em peles sensíveis, o procedimento também pode ser realizado, desde que a profissional use produtos menos irritantes e sensibilizantes. 

2. Pode ser feito em gestantes e lactantes?

Limpeza de pele em gestantes

Sim, o procedimento ajuda a oxigenar e nutrir a pele, e é indicado porque na gestação ocorre uma alteração significativa dos hormônios, que podem ocasionar o aparecimento de cravos e espinhas. 

O importante nesses casos é utilizar produtos que não prejudiquem o bebê e que não contenham ingredientes potencialmente alergênicos, já que a medicação durante a gestação é bem restrita. Na dúvida, questione o fabricante quanto à indicação do procedimento para gestantes.

Dê preferência a produtos livres de trietanolamina e prefira utilizar cremes emolientes em vez da solução emoliente, já que  a solução normalmente é mais sensibilizante. Também não é aconselhável fazer uso de equipamentos eletroterapêuticos em gestantes, como a alta frequência, por exemplo.

3. É possível fazer a remoção de cravos e espinhas em casa?

Diferentemente da limpeza de pele diária, não é aconselhável fazer a extração de cravos e espinhas em casa, pois se o procedimento não for executado de forma correta pode ocasionar manchas, aumentar o processo inflamatório e até deixar cicatrizes que são bem mais difíceis de serem tratadas. A limpeza de pele profunda deve ser feita por um profissional habilitado. 

4. Como aumentar a emoliência de peles mais resistentes?

Existem algumas formas de aumentar a emoliência da pele e assim obter mais facilidade na hora da extração dos cravos, como utilizar conjuntamente um creme emoliente e uma solução emoliente e fazer uso do vapor de ozônio ou então da máscara térmica. 

5. Com que frequência a limpeza de pele profunda deve ser feita?

Quanto a frequência depende muito do tipo e das necessidades de cada pele, mas no geral para peles oleosas a recomendação é de 30 a 60 dias, e para peles normais e secas indica-se realizar a limpeza entre 60 e 90 dias. Após fazer a avaliação, o profissional terá meios mais precisos para essa recomendação.

6. Na limpeza de pele, é necessário remover todas as acnes?

Essa é uma questão que precisa ser avaliada pelo profissional ao realizar o procedimento. Peles não habituadas a passar por esse procedimento frequentemente costumam ter muitos cravos, e retirar todos em uma sessão pode ser dolorido e irritativo para a pele. 

Quanto à remoção das espinhas, nem todas devem ser removidas, visto que em alguns casos a extração pode complicar a inflamação e aumentar a lesão. Nesse caso, utilizar produtos secativos nas lesões é uma solução mais assertiva. Por isso, é tão importante fazer a limpeza de pele com um profissional habilitado. 

7. Qual a diferença entre cravo e milium?

Eles são bem diferentes, desde a sua formação até o processo de extração. O cravo se forma pela obstrução dos poros na acumulação de sebo. Já o milium se forma de dentro para fora, pelo excesso de queratina produzida pelas células, que fica presa na pele e não consegue sair para o meio externo. 

O processo de extração também é diferente, o cravo ou comedão pode ser extraído de forma mais simples, só pela sucção ou pelo processo de pressão na pele. Já o milium precisa ser levemente perfurado com uma agulha estéril para que possa ser extraído. Essa perfuração é necessária porque o milium está preso embaixo da pele e não ligado a um poro, como no caso dos comedões. 

Passo a passo da limpeza de pele profunda

A limpeza de pele profunda segue algumas premissas, como higienizar de forma adequada a pele com sabonetes que retiram as impurezas mas que não ressequem demais, de modo que a pele não fique sensibilizada.

Depois desse primeiro passo, fazer uma esfoliação ajuda a remover as células mortas e diminuir a espessura da camada mais superficial da pele, auxiliando na extração.

Em seguida, vem o processo mais importante na limpeza de pele, a emoliência, pois uma boa emoliência pode tornar o procedimento mais fácil e bem menos doloroso. Para se potencializar a emoliência, pode-se associar dois tipos de produtos: creme emoliente e, na sequência, algodões umedecidos em solução emoliente e colocados sobre a pele. 

Pode-se ainda usar uma fonte de calor para auxiliar na abertura dos poros, que pode ser o vapor de ozônio ou uma máscara térmica. 

Após o tempo de ação dos emolientes, começa a extração, tirando-se os cravos e as espinhas que podem ser removidos. Deve-se ter muito cuidado para não causar nenhum machucado nesse processo, porque pode deixar marcas que a cliente não vai aprovar. 

Alguns recursos como por exemplo a alta frequência podem ser utilizados para acalmar e acelerar a cicatrização. 

Em seguida, é necessário equilibrar o pH da pele para recompor a barreira de proteção. É interessante usar uma loção equilibrante que acalme a pele.

Por último, é preciso acalmar a pele com uma máscara específica para esse fim. Deve-se deixar a máscara agir entre 15 e 20 minutos, em seguida retirar e finalizar com o protetor solar. A Extratos da Terra possui uma linha completa de produtos específicos para limpeza profunda da pele, sendo  livres de trietanolamina e também veganos. Para ver o protocolo completo com os produtos, acesse o link. Confira também todos os benefícios dos produtos da linha Aquaface

Limpeza de pele diária

Limpeza de pele em casa

A limpeza de pele diária é aquela realizada em casa, utilizando-se dermocosméticos indicados para a necessidade de cada tipo de pele. Mesmo que a limpeza profunda seja feita regularmente com um profissional, é importante manter a pele sempre bem higienizada em casa.

O principal benefício é a remoção de sujidades acumuladas na pele, como poluição, maquiagem, fuligem de fumaça de cigarro e excesso de oleosidade. 

Essa rotina, que não deveria ser esquecida por ninguém, também evita a formação de radicais livres, os quais provocam inflamações e o envelhecimento celular.

Confira em nosso site algumas sugestões de produtos para os cuidados essenciais da pele em casa.

Cuidados diários

Para saber mais sobre cuidar da pele em casa acesse o conteúdo: três passos diários para ter a pele bonita todos os dias.

Lucimara da Cunha
Engenheira química e cosmetóloga
Analista de marketing e produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.