sabe o que é microbiota

Microbiota da pele: o que é e como mantê-la saudável

A microbiota da pele é a colônia de micro-organismos de diferentes espécies como, por exemplo, bactérias, fungos e vírus que habitam as camadas superiores da pele. 

Para se ter uma ideia da dimensão da microbiota, em um adulto calcula-se que a pele contenha cerca de um bilhão de bactérias por cm2 de pele e, dessa forma, ao juntar-se com os outros tipos de micro-organismos que habitam a pele, o número chega a ser dez vezes superior ao número de células humanas.

microbiota da pele

Apesar de estarem na nossa pele, nós não enxergamos esses micro-organismos a olho nu. Porém, eles fazem parte da nossa proteção natural, mantendo a pele saudável, evitando doenças e controlando o pH, o ressecamento e a sensibilidade. 

É como se tivéssemos um exército de bactérias e outros micro-organismos que estão prontos para lutar contra agentes do meio externo que tentam entrar no corpo através da pele.

Nesse sentido, muitas vezes, alguns problemas de pele que aparecem de forma repentina, como ressecamento, dermatites, acnes e outras doenças, estão intimamente relacionados ao desequilíbrio da microbiota da pele. Isso acontece porque os micro-organismos patogênicos (que provocam algum tipo de doença) estão mais fortes e em maior quantidade do que as bactérias que nos protegem.

Vale lembrar que cada pessoa possui a sua microbiota, ela é única e diferente da do seu vizinho, colega e familiar. Isso porque a presença de micro-organismos na pele está intimamente ligada a hábitos pessoais, idade, atividades físicas, alimentação, ambiente em que vive, entre outros fatores. 

Como manter a microbiota da pele saudável

Primeiramente é não agredindo a pele, pois isso causa o desequilíbrio dos micro-organismos presentes nela. 

micro-organismos na pele

Quando falamos em agredir, não quer dizer apenas causar machucados ou sangramentos. Você pode estar agredindo a pele sem nem perceber. Veja 3 exemplos de hábitos e atividades que prejudicam a pele:

1 – Uso de sabonetes que ressecam a pele: sabe aquela sensação de lavar o rosto e sentir a pele repuxando? Pois bem, isso não é nada legal, pois esse produto está desidratando em excesso e deixando a pele desprotegida.

2 – Banhos muito quentes: a água quente facilita a remoção da gordura da pele. Porém, ela acaba retirando mais do que deveria. A nossa camada mais superficial da pele é formada prioritariamente por componentes graxos, e ao retirá-los, estamos deixando a pele desprotegida dos agentes externos.

3 – Lavar a pele mais de duas vezes ao dia: o excesso de higienização retira em excesso os componentes oleosos que fazem a nossa proteção. Por outro lado, o contrário também é verdadeiro: a falta de higiene causa o acúmulo de resíduos na pele, o que desequilibra a quantidade de bactérias boas e ruins.

Agora existem formas de manter a microbiota e a pele saudável

A principal dica para isso é preservar a proteção da pele e sempre usar produtos que fortaleçam a barreira de proteção, e nunca o contrário. Por exemplo: 

  • Use cosméticos que tenham afinidade com a pele, como os de base vegetal e que possuam componentes já presentes na pele, tais como ômegas e ácido hialurônico
  • Procure utilizar sabonetes que mantenham a hidratação e o pH da pele equilibrado.
  • Mantenha a hidratação da pele, visto que isso favorece a formação de barreira protetora.
  • Evite o uso constante de produtos bactericidas, pois eles não matam só as bactérias ruins como acabam diminuindo a quantidade de bactérias protetoras também. 

Se você quer saber mais sobre a microbiota, veja a aula da nossa técnica falando sobre a barreira de proteção da pele e sobre como mantê-la saudável. 

Web aula com Elizete Garcia – Extratos da Terra

Dicas de produtos que protegem a microbiota

Além de produtos que mantêm a hidratação e fortalecem a barreira de proteção da pele, existem produtos que contêm prebióticos.

Os prebióticos nada mais são do que alimento para as bactérias boas da pele, assim elas ficam mais fortes para combater as bactérias ruins que causam doenças ou irritação.

A Extratos da Terra possui alguns produtos com esses componentes. Confira o que eles fazem:

Sérum Multissolução
sérum multissolução

Trata-se de um produto de tratamento para o controle da acne e do processo inflamatório da pele.

O Sérum Multissolução possui o ingrediente ativo Bioecolia®, que preserva e fortalece a microbiota da pele. Dessa forma, tem-se a diminuição de bactérias na pele que provocam a acne.

Máscara Purificante

Essa Máscara Purificante é indicada para peles oleosas e também para o controle de cravos e da acne.

Ela detoxifica e purifica a pele, além de fortalecer e manter a microbiota cutânea saudável.

Hydra Face

É um hidratante facial de uso diário que deixa a pele bonita e saudável. Esse creme contém um prebiótico chamado inulina, que tem a capacidade de absorver e de reter grandes quantidades de água.

Dessa forma, mantém-se a hidratação e a preservação da microbiota saudável.

Agora nos conte, você tem cuidado da sua microbiota da pele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.