pele das mãos

Pele das mãos: saiba quais cuidados você deve ter com as mãos

Como você tem cuidado da pele das mãos?

As mãos são a região do corpo mais exposta no dia a dia. O dorso das mãos possui a pele muito fina e com poucas glândulas sebáceas, que são as células que produzem a oleosidade, e por isso as mãos sofrem mais, ficando ressecadas com facilidade.

Uma pele ressecada ou desidratada não desempenha de forma ideal a sua função de proteção. Isso que pode causar ainda mais ressecamento, formação de rachaduras ou fissuras e outros problemas como manchas

As mulheres sofrem mais com o ressecamento das mãos, já que a pele dessa região é mais delicada. Além disso, cerca de 20% mais fina do que a pele masculina. 

A pele das mulheres também é naturalmente menos oleosa, por possuir menos glândulas sebáceas do que a pele dos homens. 

lavando as mãos

Devido a esses fatores e também pelo fato de as mãos serem uma parte do corpo que está mais exposta e que sofre frequentes processos de lavagem durante o dia, as mãos das mulheres são mais suscetíveis a serem ressecadas e desidratadas.

Envelhecimento das mãos

Envelhecer faz parte da vida e é preciso saber conviver com as várias mudanças que aparecem na nossa pele no decorrer do tempo. 

Nossas mãos são um alvo inevitável dessas transformações, sendo a parte do corpo em que mais aceleramos o envelhecimento. 

Isso porque as mãos estão diariamente expostas às agressões do meio ambiente como sol, vento e produtos de limpeza que provocam o envelhecimento precoce da pele. 

O excesso de sol causa manchas senis que se intensificam ao longo dos anos, deixando a pele dessa região com aparência envelhecida. No inverno, a água muito fria e a exposição ao vento forte também maltratam a nossa pele. 

Além disso, a pele das mãos é mais fina e sensível do que a pele de outras regiões do corpo. Como já discutimos no post sobre a pele do corpo. Isso deixa as mãos mais suscetíveis ao ressecamento e, consequentemente, ao envelhecimento da pele dessa região. 

Uma dica valiosa é cuidar da pele das mãos desde jovem, mantendo-a saudável e bonita. 

Para evitar o ressecamento e prevenir o envelhecimento da pele nessa região, é importante utilizar diariamente hidratantes que protegem a pele e evitam a perda de água. Assim como fazer uso de proteção solar quando for expor as mãos ao sol. 

Mas se você já está sofrendo com o envelhecimento das mãos, existem diversos tratamentos estéticos para amenizar os efeitos do tempo. Procure um profissional qualificado para fazer uma avaliação 😉

Dicas de cuidados com pele das mãos

1 – A primeira dica é tomar água, pois ela é vital para manter a pele saudável e bonita, e não só das mãos, mas do corpo em seu conjunto. 


2 – A segunda é usar protetor solar nas mãos. Não se esqueça de proteger essa região, afinal o sol é o principal causador do envelhecimento cutâneo e das manchas de pele. Você pode usar o mesmo protetor do rosto nas mãos.

3 – Hidrate a pele das mãos e use produtos direcionados para essa região. Isso porque as mãos têm as suas particularidades e necessidades diferentes da pele do resto do corpo. 

hidrate as mãos

Procure por produtos com base vegetal e ricos em vitamina E e ômegas 3, 6 e 9. Dessa forma, além de hidratar profundamente a pele, esses produtos têm ação antioxidante e regeneradora da pele, ajudando a prevenir o envelhecimento e mantendo a pele das mãos saudável. 

4 – Esfolie a pele das mãos uma vez na semana. Isso ajuda a manter a renovação da pele e também melhora a hidratação, evitando que fique opaca e sem vida. Uma boa opção é usar o Esfoliante Fitomineral, ele também retira o excesso de poluição e ilumina a pele. 

5 – Use luvas quando estiver exercendo atividades com produtos químicos, isso evita que os produtos químicos alterem a barreira de proteção da pele e provoquem desidratação.  

6 – Se você possui manchas senis ou de sol nas mãos, uma dica de tratamento é usar produtos clareadores à noite. 

Agora que você já sabe tudinho, que tal colocar em prática esses cuidados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.