Teste de eficácia: a comprovação de que os dermocosméticos funcionam

Tempo de leitura: 7 minutos

Dermocosméticos e teste de eficácia são dois termos que geram muitas dúvidas e que estão intimamente relacionados.

Primeiramente, o termo dermocosmético é utilizado para definir um produto com uma função de tratamento para a pele, como, por exemplo, produtos para tratar  manchas, produtos anti-idade e antiacne, produtos para redução de gordura localizada, entre muitas outras funções. 

Enquanto os cosméticos comuns têm uma ação mais superficial ou mascaram o problema da pele, como, por exemplo, as maquiagens e os cremes hidratantes comuns. Os dermocosméticos são diferenciados, pois possuem ingredientes que agem para solucionar ou amenizar um problema específico. Com a evolução da ciência, esses ingredientes ficam mais tecnológicos e eficazes a cada dia. 

Por falar em eficácia, os dermocosméticos precisam ter comprovação de que realmente resolvem o problema. Assim a Anvisa (órgão que regulamenta e monitora os cosméticos e medicamentos no Brasil) libera a produção e a venda desses produtos.

Essa comprovação é feita através de testes de eficácia, que devem ser realizados por laboratórios sem qualquer  ligação com a empresa que produz o dermocosmético, de modo que não ocorra manipulação de dados. Os laboratórios também precisam ser regulamentados pela Anvisa para poder realizar esse tipo de teste. 

Como é feito o teste de eficácia de um dermocosmético

Depois que a empresa desenvolve a fórmula de um produto de tratamento, é necessário comprovar que esse produto realmente funciona. Para isso, os fabricantes enviam amostras do produto a laboratórios credenciados pela Anvisa. 

Para ficar mais fácil de entender, imagine que uma empresa desenvolveu um produto para clarear a pele. Dessa forma, o laboratório que fará os testes seleciona pessoas com manchas na pele para testar o produto.

Antes de o laboratório iniciar os testes, todos os voluntários são avaliados por pessoas capacitadas, muitas vezes dermatologistas. Desta forma, tem-se a certeza de quem vai testar o produto possui realmente manchas e que podem ser tratadas com dermocosméticos. 

Essas pessoas então usam os produtos por um tempo determinado pelo fabricante. Ao final do teste, os voluntários dão a sua opinião sobre o produto, avaliando se esse produto realmente reduz as manchas. O produto clareador foi só um exemplo, mas esse processo acontece com todos os produtos que prometem tratar a pele de alguma forma.

Juntamente com o resultado, os testes de eficácia informam por quanto tempo os voluntários usaram o produto. Sabe-se que cada pessoa é única e que o tempo para perceber os resultados pode variar conforme o tipo de pele e os hábitos individuais. Mas esse tempo serve para você comparar e ter uma ideia de quanto tempo depois que usar um produto perceberá o resultado. 

Portanto, quando você for comprar um produto de tratamento para a pele e não constar na embalagem a informação dos testes de eficácia, solicite ao fabricante essa informação. Assim você terá mais garantia de que o produto realmente resolverá o seu problema. 

Quais são os tipos de testes realizados em dermocosméticos?

Além dos testes de eficácia mencionados anteriormente, a maioria dos dermocosméticos também possuem os testes dermatológicos. Esses últimos não dizem respeito à eficácia do produto, mas sim mostram que o produto é seguro e que tem baixo poder de provocar alergias na pele.  

Esses testes são feitos também por laboratórios credenciados pela Anvisa e seguem um protocolo realizado por dermatologistas, que avaliam a pele antes e após o uso do produto, e assim define-se se esse produto é seguro para o uso. 

Existem ainda os testes clínicos. A diferença destes para o teste de eficácia é que o resultado da eficácia do produto é medido por um dermatologista, que avalia o produto através de aparelhos ou de outros recursos disponíveis para definir o quanto esse produto resolve o problema de pele proposto. 

Portanto, os três testes mais comuns em dermocosméticos são:

  • Teste de eficácia: o resultado é a percepção de quem usou o produto, que dá a sua opinião do quanto a pele melhorou. 
  • Teste clínico: o resultado dá-se pela percepção e avaliação de um médico dermatologista. 
  • Teste dermatológico: comprova que o produto é seguro para o uso, segundo a avaliação de um dermatologista.

Por que a Extratos da Terra faz testes em seus produtos?

A Extratos da Terra é uma empresa que desenvolve os seus próprios produtos através de muitas pesquisas de ativos e ação na pele. Por isso, a empresa opta sempre por investir nos testes de eficácia realizados por voluntários que possuem as mesmas queixas que os  clientes Extratos. 

O investimento financeiro para realizar os testes de eficácia é bem alto. Porém, dessa forma, quem compra os produtos da Extratos da Terra tem a garantia de que esses produtos foram aprovados e realmente funcionam, o que para nós é superimportante.

Caso os testes não apresentem o resultado esperado pela equipe de desenvolvimento, os produtos voltam a ser estudados, sua fórmula é modificada e novos testes de eficácia são realizados com voluntários. Isso garante que os produtos vendidos pela marca sejam realmente eficazes e melhorem a pele e a autoestima de seus clientes. 

Onde encontrar os testes nos dermocosméticos da Extratos da Terra

teste de eficácia em dermocosméticos

A transparência e a qualidade dos produtos da Extratos da Terra são demonstradas pelos testes de eficácia, que estão visíveis, na sua maioria, nas embalagens dos produtos e também em nosso site. 

Você ainda consegue visualizar os principais testes dos produtos no destaque “testes de eficácia” da página oficial da marca no Instagram.

QR cod

Além disso, as nossas embalagens contêm um QR code que, quando escaneado, você encontra informações mais detalhadas do produto, como, por exemplo, a indicação, o modo de uso, o teste de eficácia e outros conteúdos. 

Agora que você já sabe o que são os testes de eficácia, na hora de comprar o seu produto de tratamento da pele verifique se a empresa fez testes que garantam que esse produto realmente cumpre o que promete.

Qualquer dúvida sobre os testes de eficácia de nossos produtos, deixe a sua pergunta aqui nos comentários. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.