fbpx

Importância da Hidratação na Estética

A hidratação na estética é fundamental para que se possa conseguir bons resultados em qualquer tratamento. Por isso, é muito importante os profissionais da estética estarem atentos ao nível de hidratação cutânea de seus clientes. 

Independentemente do tipo de tratamento, uma pele hidratada é mais flexível, tem mais viço e vai conseguir reagir melhor ao tratamento que será feito, seja com terapias manuais, eletroterapia ou microagulhamento.

Veja algumas razões pelas quais a hidratação na estética é importante:

Limpeza de pele e extração

A hidratação deixa a pele mais emoliente e flexível, facilitando a extração, e diminui a dor do paciente. 

Controle da acne e oleosidade

A hidratação é fundamental nesse procedimento, pois se tem mais equilíbrio hidrolipídico e a barreira de proteção fica mais ativa. Dessa forma, consegue-se controlar melhor a produção de sebo. 

Tratamentos clareadores

Quando a pele está hidratada, a barreira de proteção fica íntegra. Dessa forma, menos agressão chega à pele, prevenindo a piora das manchas. Isso porque a produção de melanina está intimamente ligada a mecanismos de proteção da pele. Quando esses mecanismos são acionados, uma mensagem é enviada ao melanócito para aumentar a produção de melanina, o que pode piorar as manchas já existentes

Uso de eletroterapia

eletroterapia

A hidratação mantém os níveis de água na pele equilibrados.

Os hidratantes biológicos em especial contribuem para o aumento da água na derme e epiderme, e criam um meio onde se tem muitos íons que favorecem a passagem da corrente elétrica. Dessa forma, melhora a resposta dos tratamentos que fazem uso da eletroterapia. 

Tratamentos anti-idade

Conforme envelhecemos, vamos produzindo cada vez menos componentes lipídicos e hídricos, que mantêm a saúde e a barreira de proteção da pele íntegra. Dessa forma, mais água é evaporada para o meio externo, ocorrendo o que chamamos de perda de água transepidermal e o ressecamento da pele.

Além disso, menos ácido hialurônico é produzido na derme com a idade, e essa molécula é um dos componentes mais importantes para manter a pele renovada, hidratada e preenchida. 

Microagulhamento

O microagulhamento estimula a produção de colágeno e elastina, porém, se o tecido não está hidratado, as fibras produzidas serão com qualidade inferior, prejudicando assim o resultado final do tratamento. 

Agora que você já sabe qual a importância da hidratação na estética, vamos entender quais são os mecanismos que promovem a hidratação cutânea?

Mecanismos de hidratação da pele

A pele se divide em duas grandes camadas, a epiderme e a derme. Falamos sobre a estrutura da pele e suas funções no outro post, você pode conferir aqui

Mas o importante é entender como acontece a hidratação da pele. Primeiramente, a água e os nutrientes chegam na derme através dos vasos sanguíneos. 

Depois, a água e os nutrientes são transferidos para a epiderme através da derme papilar e dos canais de aquaporina, que distribuem a água de forma uniforme por todas as camadas da epiderme. 

Já nas camadas mais superficiais da epiderme acontece a produção de componentes graxos e ceramidas que formam a barreira impermeável da pele. Essa barreira tem a importante função de manter o equilíbrio hidrolipídico e, consequentemente, a hidratação cutânea. Ela forma um filme impermeável que age de duas maneiras:

  • Na parte interna, impede a perda de água transepidermal
  • Na parte externa, evita que agentes do meio externo entrem na pele. 
Mecanismo de hidratação da pele
Mecanismo de hidratação da pele

Na derme, também acontece a produção de ácido hialurônico pelos fibroblastos. Essa molécula possui grande afinidade com a água e é capaz de armazená-la e posteriormente hidratar as células. Na imagem abaixo, você consegue ver também as outras funções do ácido hialurônico na pele. 

ácido hialurônico na pele
Ação do ácido hialurônico na pele

Outra forma de hidratar a pele é fazendo uso de produtos tópicos. Nesse sentido, existem diferentes tipos de hidratantes com mecanismos de ação distintos. Para entender como promover a hidratação na estética de forma eficiente é importante entender o que eles fazem. Por isso, vamos mostrar abaixo os diferentes tipos de hidratantes usados na cosmetologia. 

Mecanismos da hidratação na estética 

Podemos dividir os hidratantes usados em produtos tópicos em 4 grupos principais, e cada um deles possui um mecanismo de ação diferente:

1 – Emolientes 

São substâncias que mantêm a suavidade e a maciez da pele, exercendo um efeito protetor contra o ressecamento e a irritação ao formar uma barreira que inibe a perda excessiva de água de dentro para fora. Ou seja, impedem que a água armazenada dentro da pele seja perdida na camada mais externa. 

Além disso, alguns emolientes biomiméticos ao estrato córneo, isto é, que imitam os componentes presentes na pele, como triglicerídeos, ácidos graxos e fosfolipídeos, interagem com essa camada superficial. Como resultado, eles se unem e fixam-se na pele, garantindo a reposição da barreira cutânea. 

Nesse caso, os emolientes biomiméticos têm os seus efeitos hidratantes mantidos por períodos prolongados, uma vez que agora fazem parte da pele e não são retirados durante o banho, como acontece com os emolientes que ficam na superfície da pele. 

2 – Umectantes

Conferem hidratação por meio da adsorção da água do interior da pele ou do ambiente externo para a superfície. É como se as moléculas desses ingredientes fossem ímãs, atraindo moléculas de água e formando um reservatório hídrico da pele. 

Porém, o seu uso prolongado pode causar desidratação, uma vez que as moléculas de água que estão nas camadas um pouco mais profundas são constantemente atraídas para a superfície da pele. 

Além disso, não apresentam eficácia significativa em ambientes muito secos e em peles já desidratadas, pois não há água disponível para ser atraída para a camada superficial. 

3 – Oclusivos

Os agentes puramente oclusivos formam um filme na superfície cutânea, evitando a perda de água do interior da pele para o ambiente. Um exemplo de agente oclusivo é o óleo mineral.

Apesar de eficazes, esses agentes oclusivos atuam temporariamente (enquanto estão na superfície da pele) e conferem sensoriais pesados e até prover uma falsa hidratação, porque na verdade não repõem a hidratação natural da pele, só impedem a perda de água para o meio externo. 

Esses componentes também podem promover a oclusão dos óstios da pele e estimular o desenvolvimento de comedões. 

4 – Biológicos

São substâncias que atuam estimulando a produção de hidratantes pela própria pele, o que também é conhecido como uma hidratação ativa. Esses componentes estimulam a produção de lipídios e de proteínas presentes nas células da pele, além dos fatores de hidratação natural (NMFs), aquaporinas e ácido hialurônico. Esses hidratantes têm efeito prolongado, pois a hidratação natural da pele é reconstruída. 

Portanto, a melhor forma de se obter uma hidratação eficiente da pele é associar os hidratantes biológicos, que estimulam os processos naturais da pele, conseguindo uma hidratação prolongada, com os hidratantes de ação imediata, como no caso dos emolientes, umectantes ou agentes oclusivos.

Se você gostou do conteúdo, recomende a seus colegas! Eles provavelmente irão gostar também! 

Fluido Redutor de Pelos da Extratos da Terra

O Fluido Redutor de Pelos diminui o crescimento e promove o afinamento gradativo dos fios, que chegam até a não nascer mais com o uso frequente do produto. 

Mas, se você está cansado dos métodos tradicionais para eliminar os pelos, o Fluido Redutor de Pelos pode te ajudar. Tanto mulheres quanto homens podem usar o produto no rosto, no corpo e em áreas íntimas como axila e virilha. Os resultados aparecem a partir de 30 dias e permitem maior facilidade na depilação e no barbear, diminuindo também a frequência de remoção dos pelos. 

Primeiramente, vamos entender qual a diferença entre o Fluido Redutor de Pelos e outros métodos de eliminação dos pelos:

  • O Fluido Redutor de Pelos age onde o fio é produzido, enfraquecendo qualquer tipo de pelo, seja escuro ou claro, até não crescer mais. Não causa sensibilidade nem dor na aplicação. 
  • Lâminas e cremes depilatórios cortam o pelo rente à pele, mas não diminuem o seu crescimento. Por outro lado, alguns produtos podem causar irritação na pele.
  • As ceras depilatórias arrancam o pelo pela raiz, mas não diminuem o crescimento nem enfraquecem o pelo. Em algumas pessoas, esse método pode causar foliculite e dor na hora da depilação.
  • Métodos de depilação definitiva como laser eliminam os pelos escuros para não nascerem mais, mas não têm resultado efetivo em pelos claros ou brancos. Por outro lado, alguns métodos são doloridos e precisam de muitas sessões para ter o efeito desejado. 

Então, como vimos o Fluido Redutor de Pelos é uma alternativa para você se livrar dos pelos sem dor e com custo mais acessível do que uma depilação definitiva. 

Como usar o Fluido Redutor de Pelos

Para que o produto atinja o efeito esperado, é necessário que o fluido tenha contato direto com a pele para assim conseguir agir no folículo piloso onde o pelo nasce. Por isso, é fundamental manter os pelos curtos para aplicar o produto.

Aplique o produto diretamente sobre a pele todos os dias nos locais desejados e deixe absorver. Ele contém ativos nanoencapsulados que ficam agindo por várias horas na pele. Nos dias em que você fizer depilação ou se barbear, pode aplicar o produto com a pele limpa logo após o procedimento, pois, além de afinar o pelo, o fluido também acalma a pele irritada. O produto inibe o crescimento do pelo apenas no local de aplicação, não interferindo no crescimento em outros locais do corpo. 

O Fluido Redutor de Pelos é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis. Para quem já trata manchas, rugas ou outros, o fluido não interfere na eficácia do tratamento e, nesse caso, aplique-o antes. 

Por outro lado, o fluido não possui contraindicação para gestantes e mulheres em período de amamentação, mas, por precaução, aconselhamos consultar o seu médico antes de usar o produto.

Testes comprovam a redução dos pelos

O uso prolongado vai fazer com que os pelos enfraqueçam gradativamente, podendo até mesmo não crescer mais. O resultado e o tempo para isso vão depender de cada pessoa, pois os hormônios influenciam no crescimento dos pelos. 

Mas para provar que o produto funciona, foram feitos testes de eficácia com laboratórios credenciados pela Anvisa. Voluntários utilizaram o produto por 30 e 60 dias, e depois preencheram um formulário contando quais foram as suas percepções. Veja o que eles relataram: 

Após 30 dias de uso do produto:

  • 70% perceberam a redução dos pelos, observando demora para crescer e diminuição da quantidade de pelos na área em que o produto foi aplicado. 
  • 75% perceberam que o produto afina o pelo.
  • 80% perceberam que a irritação provocada pela depilação diminuiu.

Após 60 dias de uso do produto:

  • 65% perceberam a redução dos pelos encravados após o uso do produto.
  • 90% perceberam que o pelo demora mais para crescer.
  • 45% perceberam a redução no comprimento do pelo.

Vários outros relatos de pessoas satisfeitas com o produto são enviados para nós, e alguns deles estão nas imagens abaixo: 

Depoimento de uso do Fluido redutor de pelos com 5 dias
Depoimentos
Depoimento do Fluido redutor de pelos da Extratos da Terra
Indicação do Redutor
Indicação do Fluido
Depoimentos
Depoimentos

Mecanismo de ação do Fluido Redutor de Pelos

A taxa de crescimento dos fios e a sua espessura dependem principalmente da atividade dos folículos pilosos (onde o fio nasce). O Fluido Redutor de Pelos diminui a atividade desses folículos. É como se o produto enviasse uma mensagem a essas células mostrando que elas não precisam mais trabalhar. Assim, sem atividade no folículo, os pelos vão ficando cada vez mais fracos, crescem mais lentamente e ficam mais finos.

Veja na imagem abaixo os ingredientes que agem no fio e na pele:

Local de ação do Fluido Redutor de Pelos
Local de ação do Redutor de Pelos

Onde comprar?

Você encontra o Fluido Redutor de Pelos no nosso site, basta clicar aqui. Mas se preferir, pode encontrar um distribuidor mais próximo de você e comprar na loja física. Confira um revendedor mais próximo pelo link: revendedores.

4 benefícios do uso dos nanoativos em cosméticos

A tecnologia dos nanoativos ou ativos nanoencapsulados está presente nos dermocosméticos mais atuais e modernos. 

O tamanho muito pequeno dos nanoativos é um dos grandes diferenciais desses produtos, mas existem outros. Primeiramente, vamos fazer uma comparação desses ativos com os ativos convencionais sem essa tecnologia. Para isso, veja a foto abaixo que compara esse dois tipos de ingredientes: 

comparação de nanoativos e ativos convencionais

Pela imagem, dá para perceber claramente que os ativos nanoencapsulados conseguem agir até nas camadas mais profundas, enquanto os ativos convencionais ficam prioritariamente na camada mais superficial da pele. Outra vantagem ilustrada na imagem é a proteção do ativo dentro da nanocápsula, e esse é o primeiro benefício que vamos explicar agora. 

1 – Proteção dos princípios ativos 

Acima de tudo, a nanocápsula protege a substância que vai agir na pele do meio externo, como luz e oxigênio, e de interações com outros componentes que compõem a fórmula do produto. Isso dá mais estabilidade e garantia de que o ativo não perderá a sua eficácia antes de ser aplicado na pele. 

Nesse sentido, um exemplo da importância dessa proteção é a vitamina C nanoencapsulada. Afinal a vitamina C é um dos ingredientes mais instáveis nas formulações. Em contato com o oxigênio, ela perde a sua ação antioxidante de forma bem fácil, mudando inclusive a coloração, ficando amarelada.

Essa coloração é um indício de que a parte da vitamina C já perdeu a sua ação. Mas quando ela é encapsulada, seus benefícios são resguardados, fazendo que tenha total aproveitamento do seu efeito antioxidante e clareador da pele. 

2 – Os nanoativos direcionam para local que deve agir 

permeação dos nanoativos

A cápsula do ativo nanoencapsulado se desmancha à medida que vai sendo absorvida. Isso é possível porque a nossa pele tem diferentes características e substâncias nas sua diversas camadas.

Dessa forma, quando um ativo precisa agir, por exemplo, nas camadas mais profundas da pele, essas cápsulas terão substâncias existentes nessas camadas.

capsula nano

É possível inclusive que a cápsula do ativo tenha diferentes camadas para que ela se desmanche à medida que vai permeando a pele.

Para ilustrar como isso acontece, imagine você descascando uma cebola. Cada camada da cebola é como se fosse uma camada da nanocápsula, e quando você tirar a última camada, você chegará ao ingrediente ativo.

Outro fator interessante é que essas camadas das nanocápsulas são geralmente feitas de substância hidratantes, então na verdade tudo é aproveitado pela pele. 

3 – Liberação prolongada dos ativos

O terceiro benefício listado aqui é a liberação prolongada de ativos na pele. À medida que a nanocápsula vai se desmanchando o ativo que está dentro é liberado para a pele gradualmente, ou seja, os ativos são liberados aos poucos, agindo na pele por várias horas.

Por isso, é comum ver em produtos com nanoativos a ação de até 12 horas. A pele na verdade está recebendo pequenas doses de tempo em tempo, promovendo essa ação por longos períodos.

Em ativos convencionais, não é possível proporcionar essa ação prolongada. Isso porque o ativo é entregue na pele todo de uma vez, e nem sempre a pele absorve a quantidade total desses ativos ao mesmo tempo, perdendo parte da eficácia do produto. 

Sendo assim, ao avaliar um produto, não leve em consideração apenas a porcentagem dele. Além disso, tente observar se é um ativo convencional ou com nanotecnologia, assim como o tempo de ação na pele. 

4 – Produtos concentrados e resultados mais rápidos. 

Com os ativos nanoencapsulados, é possível ter produtos concentrados. Isso acontece porque as cápsulas têm facilidade em permear a pele, e dessa forma não precisamos de vários componentes nas formulações para aumentar a permeação, como acontece com os cremes. 

Nos cremes, 70% a 90% dos componentes são substâncias para formá-los, o que vai auxiliar na permeação dos ativos. Mas essas substâncias  não agem necessariamente no problema. Já séruns concentrados com nanoativos podem chegar a 100% de ativos, sem adição de água ou de outros componentes. 

Isso traz resultados muito mais rápidos, como o que acontece com o Nano Shower, que possui 100% de ativos nanoencapsulados. Dos voluntários que usaram o produto, 60% perceberam a melhora da celulite em apenas 30 dias. 

Da mesma forma, o Sérum Concentrado, que teve 75% dos participantes felizes com a redução de medidas com apenas 15 dias de uso. Já 90% comemoram a redução da gordura localizada após 28 dias. 

Outro exemplo de resultado rápido é o Serum Secativo Pontual. Nos testes de eficácia o sérum mostrou que 90% das pessoas perceberam inflamação reduzida e menos inchaço após 24 horas de uso. 

Além dos 4 benefícios do uso da nanotecnologia mencionados, podemos citar mais alguns:

  • A sustentabilidade – são ativos com o conceito da tecnologia verde.
  • A menor geração de resíduos – precisamos de embalagens menores para armazenar e comercializar os produtos.
  • Otimização de espaços – produtos concentrados têm embalagens menores que ocupam menos espaço.
  • Menos geração de poluentes – menos espaço de armazenamento otimiza o transporte, diminuindo a emissão de poluentes no ar. Sem contar que produtos concentrados utilizam menos água. 

A nanotecnologia não é a tecnologia do futuro, já faz parte do presente. 

E você? Sabia de todos esses benefícios dos nanoativos?

Presente de Dia das Mães: o que dar em 2021?

O Dia das Mães está chegando! Você já sabe o que vai dar de presente para a sua mãe ?

Para quem ainda está indeciso ou não tem a mínima ideia do que presentear, confira aqui algumas dicas de como escolher o presente certo para as mães.

dia das mães

Primeiramente, essas mulheres são incríveis, e a gente deve aproveitar esse dia para enaltecer isso. Não se trata somente do presente, mas sim do carinho, cuidado e como você irá demonstrar o quanto ela é importante na sua vida.

O que dar de presente para as mães

As mães sempre dão o máximo de si para o bem de seus filhos, por isso uma dica para o Dia das Mães é presenteá-las com um dermocosmético. É uma ótima maneira de fazer com que se sintam bem consigo mesmas, proporcionando um momento só delas, mesmo que sejam aqueles 10 minutos no banho.

Nesse sentido, presentear as mães com produtos que fazem elas terem um momento só seu é muito importante, isso porque normalmente, elas vivem na correria do dia a dia, fazendo de tudo para cuidar de seus filhos e netos e acabam não parando para cuidar de si. Então, essa é a hora de retribuir todo o cuidado que ela tem com os outros, proporcionando-lhe novas formas de bem-estar. 

Assim, para auxiliar você na escolha do melhor dermocosmético para sua mãe, nós montamos um quiz que vai ajudar a definir um presente a partir do perfil e dos gostos dela. São apenas 4 perguntas bem fáceis que você responde com base nas características de sua mãe, e no final damos opções de presentes  de acordo com  as suas respostas. 

Gostou da ideia? Que tal fazer o quiz agora mesmo?

Basta apenas acessar o link Quiz Dia das Mães e responder às 4 perguntas.

Presente da Extratos da Terra que mais combina com a sua mãe

Se você respondeu ao quiz, já tem algumas opções de presentes para não errar no Dia das Mães. Mas se ainda não fez, corra lá e responda para saber quais os presentes mais indicados para o perfil dela.

Agora, vamos ajudar você a escolher os produtos  seguindo a sugestão do quiz. Então veja então as opções de produtos com base no valor que você deseja investir.

esposas e mães

Sugestões de presentes para o Dia das Mães com até R$ 50,00

Para quem não pode investir muito, mas não quer deixar essa data passar em branco, temos opções de presentes que variam de R$ 24,90 a R$ 49,00. 

1 – Creme de mãos: ideal para os cuidados das mãos de quem sempre cuida de todos. Este creme tem um cheiro muito agradável para proteger as mãos das agressões de produtos de limpeza e das mudanças de temperatura.

2 – Creme hidratante corporal: ideal para perfumar e hidratar a pele do corpo, deixando-a macia e sedosa. Disponível em duas fragrâncias:

  • Flores Brancas: com um toque floral, deixa a pele delicadamente perfumada. 
  • Maçã e Pêssego: com um toque frutado, tem uma mistura especial do aroma da maçã com o do pêssego, com fragrância marcante e sofisticada. 

3 – Água micelar: limpa a pele do rosto de forma profunda e sem irritar. Ideal para quem quer praticidade e não tem tempo para usar muitos produtos para o rosto. Também é ideal para quem gosta de viajar, pois limpa sem precisar enxaguar a pele. 

Sugestões de presentes para o Dia das Mães de R$ 50,00 até R$ 100,00

As sugestões abaixo são para as pessoas que querem gastar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 no presente para as mães.

1 – Advanced detox: é um creme hidratante, drenante e redutor da celulite, ideal para quem quer economizar tempo aplicando um único produto para hidratar e tratar a celulite ao mesmo tempo. E como praticamente 90% das mulheres têm celulite, se isso é algo que preocupa sua mãe, é quase certo que ela irá adorar ter esse produto como aliado.

2 – Creme corporal + Creme de mãos: hidratação completa para o corpo. Para mães que adoram cuidar do corpo e estar com a pele sempre cheirosa, esses dois produtos são perfeitos. Ah, o creme de mãos não é pegajoso e proporciona um toque macio e sedoso.

3 – Água micelar + Creme de mãos: ideal para quem gosta de sair e viajar, pois são dois produtos que trazem praticidade ao dia a dia. Esse duo também é perfeito para quem não tem muito tempo de passar muitos produtos. Os dois produtos têm muitas funções diferentes, o que resulta em praticidade e economiza tempo. 

Sugestões de presentes para o Dia das Mães com até R$ 200,00

Por último, seguem as sugestões de presente para o Dia das Mães para quem quer investir entre R$ 100,00 e R$ 200,00. Veja estas ideias de presentes:

1- Espuma de Ácido Glicólico: para mães que querem cuidar um pouco mais da pele. É um produto multifuncional que limpa e deixa a pele mais lisinha e bonita.

2 – Sérum Vit C: é uma vitamina C que toda mãe vai adorar ganhar, um produto multifuncional que traz praticidade aos cuidados com a pele. Tem ação antioxidante, que previne e trata os sinais da idade, uniformiza o tom de pele e hidrata. O Sérum Vit C é perfeito para quem não tem muito tempo, mas gosta de cuidar da pele do rosto.

3 – Sérum Tensor: para mães que adoram um creme novo para o rosto, este é um sérum que deixa a pele mais firme e sedosa. 

4 – Firmante Corporal: para mães que se preocupam com o corpo, o Creme Firmante traz mais firmeza para a pele, sendo ideal para usar após a prática de exercícios físicos. Por outro lado, também hidrata e deixa a pele muito perfumada.

Não vai dar para comprar presente este ano?

Tudo bem! Então você pode fazer algo personalizado em casa, de forma fácil e simples. As mães adoram quando elas ganham algo especial e exclusivo feito por seu filho, então veja algumas dicas:

→ Faça um vídeo! Uma ideia é coletar fotos de vocês ao longo dos anos e fazer uma montagem com uma música para dar de presente para sua mãe, uma outra possibilidade é você gravar um vídeo falando algo pessoal ou até lendo algo para ela e se você tiver irmãos, junte todo mundo.

→ Você pode fazer uma carta. Se você não é muito fã de vídeos ou não tem habilidade, dê de presente de dia das mães uma carta com todas as coisas boas que você gostaria de dizer para ela.

→ Tem habilidades artísticas? Você pode fazer um cartão personalizado, um desenho, uma pintura ou até algo de artesanato com materiais que você tem em casa para dar para ela. Acesse o pinterest, lá você encontrará várias ideias para se inspirar!

dia das mães

Nessa data tão especial, antes de mais nada, lembre-se de que mães são mulheres e que também precisam de carinho, cuidado, atenção e amor. Para elas, um abraço com amor e carinho enche o coração de alegria.

Portanto, que tal neste ano cuidarmos das nossas mães como elas sempre cuidaram de nós? Vamos contribuir para que as rugas sejam de felicidade, e não de preocupação? Quem topa?

Deixe um comentário aqui falando quais os pequenos gestos que você tem feito para demonstrar atenção com a sua mãe.

Máscaras Faciais coloridas para profissionais de estética

“Para mim, máscaras faciais tem que ser coloridas!”

Máscaras facial coloridas com corante natural

Primeiramente, na escolha de uma máscara facial, a cor é um dos principais atributos observados pelos profissionais de estética. Ela não traz nenhum benefício específico para o tratamento, porém, os profissionais sabem que as cores exercem influência sobre as emoções e estão diretamente relacionadas ao comportamento dos clientes, influenciando até na divulgação do seu próprio trabalho. Isso porque os clientes gostam de postar fotos nas redes sociais usando as máscaras coloridas, o que de certa forma gera um marketing.

De fato, usar uma máscara que faça o cliente se envolver na experiência, tirar fotos e postar é um fator muito importante. Depois, a sensação de sedosidade e maciez que fica na pele completa a experiência.

Por outro lado, essa experiência também pode ser negativa para algumas pessoas, pois os corantes e pigmentos são potenciais alergênicos. Somados a isso, o ritmo agitado e estressante de vida e o contato cada vez maior com substâncias poluentes têm aumentado a frequência de pessoas que se queixam por apresentar sensibilidades na pele. Portanto, máscaras cheias de corante podem sim se tornar um produto muito sensibilizante. 

O fato é que essas situações são reais e acontecem diariamente na vida dos profissionais de estética. Desta forma, o profissional fica diante de um dilema entre o uso de uma máscara facial colorida e o risco de ela causar alguma sensibilidade nos clientes.

Pensando nessas situações, a Extratos da Terra acaba de lançar as biomáscara. É uma novidade para que os profissionais não tenham mais dúvidas se vão escolher uma máscara com ou sem cor. 

As biomáscaras são atrativas e coloridas, desenvolvidas com ingredientes da biodiversidade brasileira. Além disso, não causam irritação à pele, pois não possuem corantes artificiais. Ficou interessada em saber mais? 

Então, confira este lançamento!

Máscaras faciais coloridas, desenvolvidas com a biodiversidade brasileira

Com as novas máscaras da Extratos da Terra, os profissionais de estética podem oferecer a experiência que desejam a seus clientes sem deixar de lado a essência do cuidado, o que faz toda a diferença.

As novas máscaras faciais coloridas contém ingredientes que valorizam o que é nosso, as riquezas naturais do nosso país e a nossa biodiversidade. As máscaras receberam cor, mas os ingredientes são de origem natural, sem adição de quaisquer pigmentos ou corantes artificiais 

3 biomáscaras faciais coloridas

A grande novidade são as 3 máscaras faciais coloridas: a Bioiluminadora, Biovitamínica e a Biodetox.

Todas possuem a combinação da geoterapia com bioativos nacionais

Além disso, essas máscaras têm ainda outro fator importante: elas também são indicadas para outras regiões do corpo. Dessa forma, possibilita ao profissional de estética diversificar os seus tratamentos em cabine com as mesmas máscaras que utiliza nos procedimentos faciais. No decorrer do texto, daremos dicas preciosas de como proporcionar novas experiências e obter novos clientes com essas máscaras.

Antes de falar sobre os detalhes de cada uma das novas máscaras, vale lembrar que todas elas têm uma textura leve, delicada e refrescante. Portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele.

Sua composição proporciona uma sensação de leve aquecimento em algumas pessoas, o que na verdade é a máscara tensionando a pele. O cliente perceberá que algo está acontecendo, que o produto está fazendo efeito, e  vai adorar ter essa sensação na pele! 

Agora vamos ver os detalhes e os benefícios de cada uma das máscaras?

Máscara Biodetox

Como o próprio nome sugere, é uma máscara detox, mas está longe de ser uma simples máscara desintoxicante. Ela é biofuncional, fazendo uma limpeza fisiológica da pele e do couro cabeludo. 

Máscara Biodetox, facial e capilar

Isso mesmo, a Máscara Biodetox é um produto que pode diversificar os seus tratamentos faciais e capilares, trazendo benefícios tanto para a pele quanto para o couro cabeludo. 

Possui em sua composição carvão ativado, extrato de jabuticaba e argila preta. Esses ingredientes proporcionam a detoxificação da pele e do couro cabeludo. Ela age como um ímã que absorve as toxinas, o excesso de oleosidade e os resíduos indesejados. 

Por favorecer essa desintoxicação, a máscara fortalece a barreira de proteção da pele, aumentando a oxigenação e a nutrição do tecido. Também combate o excesso de radicais livres que promovem o fotoenvelhecimento. Além disso, traz benefícios no controle da oleosidade, comedões e acnes

No cabelo, a Máscara Biodetox limpa profundamente, desobstruindo os folículos e promovendo uma microesfoliação no couro cabeludo que estimula a circulação sanguínea local. Com essa ação, a máscara propicia uma revitalização capilar e mais força e resistência aos fios para crescerem fortes e saudáveis. 

Além disso, seu visual na cor preta vibrante é de encher os olhos!

Máscara Biovitamínica

A Máscara Biovitamínica é um verdadeiro suplemento vitamínico, enzimático e mineral para a pele. É rica em vitaminas do complexo B, C, A, D, E e F, além de flavonoides e de nutrientes, estimulando a renovação e a revitalização da pele.

Tem ação antioxidante e antipoluição, que fortalece o sistema de defesa da pele, e ação enzimática, que favorece a renovação e a revitalização celular. 

Máscara Biovitamínica facial e corporal

Os ingredientes da Máscara facial colorida Biovitamínica são o extrato de frutas tropicais e a argila amarela. Entre as frutas estão a laranja, o limão, a tangerina, o abacaxi e o maracujá, todas frutas de clima tropical, como temos aqui no Brasil.

A textura é leve, sendo indicada para qualquer tipo de pele. Além da essência que encanta, a máscara possui a cor dourada da argila amarela, que remete à elegância sem excessos, aliando o poder do dourado ao equilíbrio da natureza. 

Outro diferencial dela é o seu uso. Ela pode ser associada a qualquer tratamento facial ou corporal de revitalização, renovação celular e hidratação, pois age como um suplemento para a pele. Além disso, devido à sua ação enzimática, a Máscara Biovitamínica tem excelentes resultados em peles oleosas e queratinizadas, inclusive podendo usá-la antes da emoliência em limpezas de pele. Dessa forma, o profissional pode personalizar e diversificar um tratamento comum que é a limpeza profunda da pele.

Nos tratamentos corporais, uma dica é usá-la na revitalização dos seios e nos tratamentos do colo e das mãos. 

Máscara Bioiluminadora

A Máscara Bioiluminadora tem efeito clareador por inibir a produção e a transferência de melanina para as células, diminuindo assim a formação de marcas escuras na pele. 

Os ingredientes da máscara são biocompatíveis com a pele, sendo eles a argila bege e os extratos de coco e de abacaxi. Esses componentes são ricos em vitamina C, pró-vitamina A e vitaminas do complexo B, com forte ação antioxidante e enzimática. 

Bioiluminadora facial e corporal

A ação antioxidante se deve à presença de vitaminas que neutralizam os radicais livres. Já a ação enzimática auxilia na renovação celular e na diminuição das marcas escurecidas da pele, conferindo-lhe um efeito iluminador e clareador. 

As vitaminas e os minerais presentes na máscara têm ainda ação anti-inflamatória e antipoluição, protegendo e fortalecendo a barreira de proteção. Consequentemente, diminui a incidência de novas marcas escuras. 

A máscara tem textura leve, indicada para qualquer tipo de pele, tanto para tratamento no rosto como no corpo. No corpo a indicação são regiões como colo, mãos, virilha e axilas, deixando a pele mais clara e iluminada logo após a aplicação. 

Máscaras coloridas para diversificar e personalizar os tratamentos em cabine

Este lançamento veio para auxiliar o profissional de estética que tem na sua essência o cuidado com o cliente em primeiro lugar, entregando uma experiência prazerosa e sem limitações.

As novas máscaras faciais coloridas têm uma textura apaixonante, que estimula sentidos como:

  • Visão (é bonita pela textura colorida)
  • Olfato (possui uma deliciosa fragrância)
  • Tato (deixa uma sensação extremamente agradável na pele).

Os ingredientes remetem à biodiversidade do nosso país e têm um perfeito equilíbrio para atender a todos os tipos de pele dos brasileiros. 

PortantoAs máscaras trazem os benefícios milenares da geoterapia, incorporados em uma formulação diferenciada, de fácil aplicação e remoção. Além dos efeitos benéficos proporcionados à pele, as argilas trazem as cores vibrantes e de origem natural. Isso propicia o colorido das  máscaras sem causar irritação ou sensibilidade, efeito comum dos corantes e pigmentos artificiais. 

Indicação de uso

Além disso, o uso das máscaras não se limita apenas ao rosto, indicada para uso no couro cabeludo também, como é o caso da Biodetox, e em regiões do corpo, como a Biovitamínica e a Bioiluminadora, o que aumenta as possibilidades de tratamentos em cabine, oferecendo novidades aos clientes. 

Outro detalhe a ser observado é o custo-benefício, pois o rendimento médio é de 61 aplicações por máscara, o que possibilita diversificar o uso. As máscaras também possui um tamanho ideal para atender a todos os estilos de profissionais, desde aquele que gosta de diversificar os protocolos com uma máscara diferente em cada sessão até o que elege uma determinada máscara como sua queridinha. 

As máscaras também atendem muito bem aqueles profissionais que não trabalham exclusivamente com tratamentos faciais. Portanto aumenta as opções de produtos para protocolos personalizados nos cuidados do couro cabeludo e do corpo. 

Conheça agora mesmo as novas máscaras profissionais da Extratos da Terra e se encante! 😉

Diferenças entre creme de base vegetal e creme de base mineral

O creme de base vegetal é hoje uma das bases cosméticas mais compatíveis com a pele, ou seja, consegue ser mais eficaz quando comparado aos cremes que possuem óleo mineral na composição.

Vamos entender por que essas bases são melhores e trazem inúmeros benefícios para a pele. Mas primeiro vamos saber ao certo o que é uma base cosmética. 

Bases cosméticas são, por exemplo, os séruns, gel, gel-creme, loção ou creme. Esse tipo de base se refere à forma como o cosmético é feito.

É na base que são introduzidos os ingredientes ativos que fazem com que o produto tenha uma ação específica em disfunções como celulite, estrias, rugas e linhas de expressão, entre outros. 

Como um creme age na pele

Para um produto ter efeito na pele, ele precisa primeiro conseguir penetrar em suas camadas. Contudo, a dificuldade de um produto permear a pele é grande, isso porque ela tem a função de bloqueio para que substâncias do ambiente externo não consigam atravessá-la, evitando doenças ou outros problemas. 

Desse modo, a melhor forma de fazer com que um produto permeie a pele é buscando opções que sejam compatíveis com ela. Isso quer dizer que é preciso escolher produtos que façam a pele entender que eles já são substâncias naturais dela, e não elementos intrusos. 

As bases vegetais fazem exatamente isso. Elas possuem componentes idênticos aos que temos naturalmente em nossa pele. Então, quando aplicamos um creme de base vegetal, a pele entende como se fosse uma substância natural dela e não bloqueia a entrada desse produto. 

Dessa forma, ao permear a pele, esses componentes se juntam a ela e não são mais removidos quando lavamos, por exemplo. Isso faz com que essas bases continuem agindo na pele, hidratando-a por longos períodos.

ação do creme de mãos
Imagem ilustrativa de creme de base vegetal na pele, reconstruindo a barreira de proteção.


Além disso, depois de permear a pele, os ingredientes ativos que são carregados pela base vegetal agirão em lugares específicos. Dependendo do tipo desses ativo, eles vão agir nas camadas mais superficiais ou profundas, como no caso de ativos nanoencapsulados.

Qual a diferença entre o creme de base vegetal e o creme com óleo mineral?

Ao contrário do creme de base vegetal, que possui componentes semelhantes ao já existentes naturalmente na pele, o creme que possui óleo mineral aciona o bloqueio natural de proteção, pois o óleo mineral é uma substância estranha e intrusa ao corpo. 

Com isso, o óleo mineral formará uma película oclusiva sobre a pele, dificultando a perda de água que está dentro da pele para o exterior, o que evita a desidratação.

Após o uso do creme de mãos
Imagem ilustrativa mostrando a formação de película e barreira oclusiva

Essa película oclusiva cria uma falsa sensação de hidratação e também constitui um efeito passageiro, isso porque o óleo mineral impede que a água que está na pele evapore, porém não restaura a hidratação natural da pele nem a barreira de proteção. Assim, quando a pele é higienizada, essa película formada pelo óleo mineral é removida, e a pele volta a ficar desprotegida. 

Por outro lado, os cremes de base vegetal hidratam a pele de verdade, já que seus componentes são os já existentes na pele, recuperando a hidratação natural e restaurando a barreira de proteção mesmo depois da lavagem. 

Outra diferença é que, por constituir uma camada oclusiva, o óleo mineral também pode bloquear os poros da pele e dificultar a respiração. Esse fato, pode ocasionar problemas como cravos e espinhas. Por isso, é importante evitar óleo mineral na composição dos produtos, principalmente os faciais.

Qual escolher então?

Diante dessas diferenças, fica claro que os cremes de base vegetal são produtos mais modernos que trazem muitos benefícios à pele. Porém, esses produtos são caros, pois os componentes têm tecnologia mais avançada. Esse é o principal motivo de ainda encontrarmos no mercado muitos produtos com óleo mineral em sua composição. 

O importante é sempre avaliar qual o objetivo com o uso de um determinado produto. Para conseguir esse objetivo, é necessário um produto mais compatível com a pele ou um produto com óleo mineral trará o resultado que se espera?

Por exemplo, se você não deseja uma permeação muito profunda dos ativos e se a pele não precisa de uma hidratação extra, os produtos com óleo mineral podem valer o custo/ benefício. Por outro lado, se você precisa recompor a barreira de proteção da pele para restaurar a hidratação e ainda se deseja uma permeação mais profunda dos ativos, a base vegetal é a ideal. 

Cremes vegetais da Extratos da Terra

Em 2013, a Extratos da Terra lançou uma linha chamada Pro Vegetal. Aqueles novos produtos não se encaixavam nos conceitos de produtos convencionais, naturais ou orgânicos, e por isso criamos o conceito de “cosmético vegetal”.

Não se tratava de produtos convencionais porque não eram produtos comuns. Igualmente não eram produtos naturais, pois suas matérias-primas não passavam somente por processos físicos ou químicos simples, mas também por processos tecnológicos para extrair o melhor dos compostos vegetais. Do mesmo modo,  não eram produtos orgânicos, visto que as suas matérias-primas não têm certificação de orgânicos.

Esses produtos eram muito mais do que isso, oferecendo benefícios como:

  • Produtos com base tecnológica vegetal
  • Bases biocompatíveis com a pele
  • Veganos: não possuem ingredientes de origem animal e não são testados em animais (aliás, nenhum produto da Extratos da Terra é testado em animais)
  • 95% dos ingredientes são provenientes de fonte vegetal
  • Ingredientes certificados com o selo Ecocert
  • Livres de ingredientes derivados de petróleo, como óleo mineral, silicone e propilenoglicol
  • Com conservante eficaz e seguro, livre de parabenos 
  • Livres de óleo mineral, contêm somente óleos vegetais
  • Com componentes biodegradáveis que não agridem o meio ambiente
  • Livres de esfoliantes de polietileno
  • Livres de ingredientes que podem causar risco de sensibilidade à pele, como corantes

A partir de então, estabelecemos o termo “base vegetal” e, sempre que possível, passamos a desenvolver os produtos seguindo esse conceito. Até hoje, somos a única empresa com uma linha inteiramente vegetal de produtos profissionais.

Produtos Extratos da Terra com base vegetal
ícone produto de base vegetal

Vários produtos da Extratos da Terra possuem base vegetal, e você pode identificá-los no nosso site pelo selo vegetal, que estará nas imagens dos produtos (imagem ao lado). 

As embalagens dos produtos estão passando por atualizações, e o selo de base vegetal com o tempo também estará impresso nas embalagens, assim fica mais fácil identificar esses produtos. Esse processo ainda vai demorar um pouquinho para estar completo, mas ele já está acontecendo 😉

ícone livre de óleo mineral

Também possuímos produtos que não se enquadram na categoria de base vegetal, mas que não têm óleo mineral na composição. Esses produtos livres de óleo mineral podem ser identificados com o símbolo de livre de óleo mineral, como o da imagem ao lado.

Você já sabia da diferença entre cremes de base vegetal e base mineral?

Ácido hialurônico: o que é e por que usar

O ácido hialurônico tem se tornando cada vez mais conhecido e comentado quando se fala em tratamentos de beleza. Está presente em cosméticos anti-idade e hidratantes, sendo utilizado também por médicos para preenchimento. 

Mas você sabe exatamente o que é o ácido hialurônico, por que se usa esse ativo e o que ele faz na pele? Neste post, vamos explicar tudinho.

O que é e para que serve o ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância que já está presente na nossa pele naturalmente e que participa de vários processos importantes: 

  • Hidrata
  • Estimula as células de defesa
  • Acelera a renovação celular
  • Estimula a produção de fibras de colágeno e elastina
  • Auxilia no preenchimento dos espaços entre uma célula e outra

Por isso, o ácido hialurônico ficou muito famoso nos cosméticos, pois dá volume à pele e diminui os sinais da idade como linhas de expressão e rugas.

Ele está presente de forma natural na epiderme, mas principalmente na derme. Se você quiser entender o que são essas camadas e suas funções, veja como a pele funciona neste link

O ácido hialurônico é importante nessas duas camadas porque possui uma estrutura capaz de armazenar água em forma gel, inchando e aumentando o seu volume. Por isso, é um dos principais componentes de preenchimento da derme, dando volume à pele e auxiliando na sustentação e na elasticidade. 

Na epiderme, camada mais superficial, o ácido hialurônico encontra-se entre uma célula e outra, promovendo também o preenchimento e a hidratação. 

Veja na imagem onde o ácido hialurônico encontra-se na pele. 

Ácido hialurônico na pele
Ácido hialurônico na pele

Se a nossa pele já produz, por que usar produtos que contenham esse ativo?

O ácido hialurônico é produzido na pele por uma célula chamada fibroblasto, a mesma que produz colágeno e elastina. 

Com o processo natural de envelhecimento, os fibroblastos vão ficando cansados e começam a produzir cada vez menos ácido hialurônico (que hidrata e dá volume), assim como o colágeno e a elastina (que dão sustentação à pele). Por isso, quando envelhecemos as rugas e a flacidez vão aparecendo. 

Para tentar reverter esse processo ou até evitar que as rugas fiquem cada vez mais profundas, o ácido hialurônico começou a ser usado em produtos que  passamos na pele. Dessa forma, repomos esse ácido hialurônico que a pele não produz mais em quantidade suficiente. 

Ao repor o ácido hialurônico (AH) com dermocosméticos, voltamos, na verdade, a dar volume à pele embaixo das rugas e linhas de expressão. Assim, esses sinais ficam menos evidentes, pois o espaço foi preenchido por essa substância. Você pode ver como isso acontece nas imagens abaixo*:
*Imagem retirada de folhetos de informe de ativos de propriedade da Basf

Rugas aparentes com ácido hialurônico sendo reposto.
Rugas aparentes com AH sendo reposto.
Imagem de preenchimento da rugas pelo Ácido hialurônico.
Imagem de preenchimento da ruga pelo AH.

Por que devo usar o ácido hialurônico

Em primeiro lugar, porque é uma substância que já faz parte da nossa pele. Ou seja, é algo de que a nossa pele precisa e que faz bem a ela. 

Em segundo lugar, porque é uma substância que participa de diversas reações que acontecem na pele como, por exemplo:

  • Fornece a hidratação necessária para manter a pele jovem e protegida dos agentes externos. 
  • Estimula o processo de renovação da pele com o “nascimento” de novas células saudáveis.
  • Auxilia na sustentação da pele e por isso evita o aparecimento de rugas.
  • Preenche e dá volume, assim a pele não fica fragilizada e fina.
  • Auxilia na regeneração e na cicatrização, participando do processo de defesa da pele, pois quando se tem um invasor ou uma ameaça à saúde da pele, AH é capaz de acionar as células de defesa para combater aquele perigo no local. 
  • Estimula a produção de colágeno e elastina por estimular o fibroblasto, mesma célula que produz o ácido hialurônico.

Quais as diferenças entre os tipos de ácido hialurônico dos cosméticos

Bom, esse assunto é um pouco mais complexo, mas vamos tentar esclarecer de uma forma simples. 

Os ácidos hialurônicos (AH) são basicamente de alto, médio ou baixo peso molecular. Ou seja, essa denominação representa o tamanho da molécula. Conforme esse tamanho, as funções dessa substância são diferentes.

O fato é que quanto menor o tamanho da molécula, maior a penetração na pele. Veja na imagem os diferentes tipos de AH e onde pode agir na pele.

Diferentes tipos de ácido hialurônico e onde agem na pele
Diferentes tipos de AH e onde agem na pele

Assim, o AH de alto peso molecular vai agir mais na superfície da pele, promovendo a proteção e a hidratação das camadas superficiais.

À medida que essa molécula é menor, como o AH de baixo peso molecular, consegue atravessar a nossa barreira de proteção natural. Dessa forma, o AH age como um preenchedor ou acelerador do processo de renovação e produção de colágeno e elastina. 

Outra diferenciação desses ingredientes ativos nos cosméticos é a tecnologia. O AH pode estar ligado a outras moléculas que são reconhecidas pela pele, como é o caso do silício, e assim facilita a entrada desse ingrediente nas camadas mais profundas. Outra forma interessante e que possibilita preenchimento e volume é o AH nanoencapsulado, quando o ativo é liberado no local em que se deseja o preenchimento. 

Quando usar

A produção do ácido hialurônico natural começa a diminuir entre os 18 e 25 anos. Portanto, a partir dessa idade já é interessante usar produtos que façam a reposição desse ativo na pele diariamente.

Ah, esse ativo causa algumas dúvidas, como, por exemplo, se pode usa-lo no verão, durante o dia ou ainda se mancha a pele. Mas podem ficar tranquilas, porque apesar de o nome conter o termo “ácido”, o ativo não tem nada a ver com aqueles ácidos que mancham ou descamam a pele. Assim, é possível usa-lo todos os dias, durante o ano inteiro, pela manhã e à noite. 

Mas claro que durante o dia é necessário usar protetor solar, não pelo ácido hialurônico, mas sim pelos malefícios das radiações solares na pele.

Quais produtos possuem ácido hialurônico

A Extratos da Terra possui alguns produtos para uso profissional e para uso em casa com ácido hialurônico. Vamos falar hoje dos produtos para uso em casa. Veja algumas opções:

Creme anti-idade Prevent: creme hidratante que previne os primeiros sinais da idade. Ele possui o ácido hialurônico para prevenção, repondo o ativo quando a nossa pele começa a diminuir sua produção natural, entre os 18 e 25 anos.

Creme anti-idade Reverse: creme hidratante concentrado para peles mais maduras, cujos sinais da idade já são mais aparentes, com rugas e flacidez bem visíveis. 

Sérum Preenchedor e Firmador: indicado para uso pontual onde se deseja dar volume à pele, como, por exemplo, nas rugas mais profundas. O ácido hialurônico presente neste produto vai fazer o preenchimento abaixo da ruga, diminuindo a depressão da pele nesse local e deixando-a mais lisa e preenchida.

Máscara Rejuvenescedora: é uma máscara potencializadora que entrega uma dose extra de ácido hialurônico para a sua pele. Ela é indicada para uso duas vezes na semana. 

Gostou deste conteúdo? Agora você consegue entender o que é ácido hialurônico? Deixe seu comentário aqui 😉

DOIS NÍVEIS DE ESFOLIAÇÃO Corporal COM O PEELING ESTIMULANTE DE CAFÉ E NOZES

Fazer a esfoliação corporal física, também conhecida como peeling, normalmente é o primeiro passo de qualquer tratamento corporal depois da higienização. Sabe-se que ela é necessária para retirar as células mortas e facilitar a permeação dos ativos dos tratamentos estéticos.

Mas você já parou para pensar na importância de um peeling nos seus tratamentos?

Normalmente, o primeiro e mais importante ponto que o profissional de estética observa na hora de escolher um esfoliante é a abrasão. Por exemplo, se esse produto tem esferas suficientes para promover o arraste das células mortas. 

Em segundo lugar, vem a remoção desse produto da pele. Já que um produto que não tenha necessidade de remover após a esfoliação faz com que o profissional ganhe tempo e praticidade no seu dia a dia. 

Diante desses dois fatores muito importantes para o profissional da estética, vamos mostrar como você pode ter esses benefícios aliados. Além disso, descubra como potencializar os resultados de qualquer tratamento corporal usando o esfoliante adequado. 

Fatores a considerar em uma esfoliação corporal

Dois fatores importantes na esfoliação corporal são: o nível de esfoliação e a remoção. O primeiro é o quanto o esfoliante consegue promover o arraste das células mortas e o segundo se refere a praticidade no dia a dia do profissional.

1 – Nível da esfoliação corporal

Primeiramente, a abrasão de um peeling físico é sim importante:

  • Ela não deve ser tão forte a ponto de machucar a pele, o que acontece quando as esferas não são uniformes.
  • Mas também não pode ser tão leve a ponto de não conseguir arrastar as células mortas que estão atrapalhando a renovação celular e a permeação de produtos. 
Dois nível de esfoliação corporal

Portanto o grau da esfoliação deve ser considerado.

Dessa forma, uma escolha inteligente para se montar um tratamento é aliar diferentes níveis de esfoliação. Assim, se consegue equilibrar a retirada completa das células mortas e promover a renovação e a luminosidade da pele, sem causar desconforto ao cliente.

2 – Base cosmética 

Outro fator importante em uma esfoliação corporal é a base de seu peeling. Base é o veículo em que os esfoliantes se encontram, que pode ser em gel, sérum ou creme. Esse último é o mais comum, seguido por fórmulas em gel. 

Dessa forma, pense no produto que você usa no dia a dia. Seu esfoliante corporal é compatível com a pele? Ele é um creme vegetal e livre de óleo mineral? 

Primeiramente, vamos pensar, se o esfoliante é o primeiro passo do tratamento e se ele não for retirado antes do uso de outros produtos, é necessário que seja com base que não impeça a absorção dos outros produtos usados depois. Caso contrário, ira formar um filme oclusivo, como no caso de cremes que utilizam óleo mineral na formulação. 

Nesse sentido, as bases vegetais são as que agregam mais benefícios à pele. Elas são altamente hidratantes, o que já ajuda na absorção do principal produto do tratamento. Essas bases absorvem totalmente e não formam uma barreira oclusiva na pele.

Portanto, um esfoliante de base vegetal tem excelentes benefícios como:

  • Propicia hidratação.
  • Potencializa os resultados dos tratamentos corporais.
  • Traz praticidade no dia a dia, porque não precisa retirar da pele. 

Como melhorar os resultados dos tratamentos corporais usando o esfoliante como aliado 

Os dois fatores apontados anteriormente têm muito fundamento. Em primeiro lugar, se a esfoliação não for feita em um nível adequado, o tratamento pode não ter os resultados esperados. Em segundo lugar, se seu esfoliante formar uma película oclusiva, os ativos do tratamento não conseguirão atingir o seu alvo. 

Portanto, aquele produto de tratamento com teste de eficácia e pelo qual provavelmente você pagou mais caro não agirá da forma esperada. Dessa forma, os resultados dos seus tratamentos corporais podem estar comprometidos. 

Você já tinha pensado que a esfoliação teria tanta influência no seu tratamento? E que se não for realizada com um bom produto pode até prejudicar o resultado?

Bom, agora é só você analisar os seus protocolos e ver se tudo isso faz sentido para você. 

Como o Peeling Estimulante de Café e Nozes pode fazer a diferença nos protocolos corporais

esfoliante de café e nozes

Com o novo Peeling Estimulante de Café e Nozes, você tem esses dois importantes fundamentos a seu favor, níveis diferentes de esfoliação e base vegetal.

E ainda tem um superdiferencial, pois o produto contém cafeína e ácido clorogênico. Esses ativos têm ação termogênica, drenante e antioxidante que potencializam os tratamentos corporais de redução de medidas e celulite.

O novo peeling é composto por partículas de café verde e nozes, ambas de fontes naturais e sustentáveis. Essas partículas, proporcionam dois níveis diferentes de esfoliação, trazendo o equilíbrio entre a intensidade do peeling e o conforto para a pele. 

Além disso, o peeling tem ação anti-inflamatória, que auxilia no tratamento da celulite e estimula a circulação sanguínea, o que favorece a oxigenação e a nutrição dos tecidos, deixando a pele macia e nutrida.

Devido à ação drenante, redutora, oxigenante, anti-inflamatória e antioxidante, ele é um peeling multifuncional. Portanto, pode ser utilizado em diversos tipos de tratamentos corporais.

Um exemplo de uso é em protocolos hidratantes, já que possui base vegetal e os ativos têm efeito antioxidante, importante para a pele de qualquer região do corpo. 

Além disso, o creme é muito prático de aplicar, proporcionando deslize adequado para as manobras de esfoliação. As partículas dos esfoliantes vão aos poucos desprendendo-se da pele em forma de grumos, deixando-a hidratada. Basta no final retirar as partículas físicas que podem ficar na pele com uma toalha seca, sem necessidade de higienizar o local após a esfoliação.

Podemos comparar esse efeito a uma leve gomagem, porém ainda melhor devido aos dois níveis de esfoliação presentes no produto. 

Confira a aplicação do Peeling Estimulante de café e Nozes

Aplicação do Peeling Estimulante de Café e Nozes

Como você pode perceber, o creme é absorvido com facilidade e não forma uma barreira oclusiva na pele que possa impedir a absorção dos produtos de tratamento utilizados na sequência.

Pelo contrário, além de auxiliar na esfoliação, também hidrata, o que é ótimo, pois, como se sabe, em pele hidratada a absorção de outros cosméticos é melhor do que em peles secas e desidratadas.

Então, o Peeling Estimulante de Café e Nozes é um coringa que não pode faltar na vida do profissional de estética que trabalha com protocolos corporais.

Como vimos, ele é um excelente potencializador dos tratamentos, pois:

  • Traz uma esfoliação adequada.
  • Hidrata.
  • Melhora a nutrição.
  • Melhora a circulação e a oxigenação da pele.
  • Tem efeito antioxidante, muito importante em qualquer tratamento estético. 

O Peeling Estimulante de Café e Nozes já está disponível na versão de 700 gramas por apenas R$ 189,00*. Mas, você profissional de estética, tem desconto especial na compra. Confira as condições no site ou com um de nossos distribuidores.

*O preço pode sofrer alteração sem aviso prévio

O que é rosácea e como cuidar da pele

A rosácea é uma doença vascular inflamatória que pode se tornar crônica. Ela afeta principalmente a região central da face, caracterizada por uma pele visivelmente mais sensível, geralmente mais seca e que fica vermelha com facilidade. Quadros mais sérios podem apresentar pontos de inflamação e inchaço na pele. 

Neste conteúdo, primeiramente, vamos mostrar a diferença entre a rosácea e a acne, quem tem mais probabilidade de desenvolver a doença, o que provoca ou piora o quadro. E por fim, quais produtos para os cuidados diários podem ser usados por peles com rosácea sem causar desconforto.

Rosácea ou acne?

Quem se lembra das manchetes em torno das marcas vermelhas e inflamadas do goleiro Alisson na copa de 2018?

Foto: Leonhard Foeger/Reuters – globoesporte.globo.com

Na época, muito se falou na internet que o goleiro sofria  com acne. Mas, vários dermatologistas entrevistados já apontavam como um quadro de rosácea. Isso porque, Alisson tinha 25 anos, idade em que é comum o aparecimento da rosácea. Ao passo que é comum a acne acometer os homens na fase da adolescência e, em casos raros, após os 20 anos.

Mas então qual a diferença entre a acne e a rosácea?

Essas duas disfunções têm origem em fatores fisiológicos bem diferentes na pele. 

rosácea no rosto

A rosácea acomete os vasos superficiais da pele, que provocam a vermelhidão pelo aumento do fluxo sanguíneo.

Essa característica pode ser passageira, diminuindo a vermelhidão em poucos minutos, seguida por uma melhora ou piora do quadro. Mas também pode se tornar crônica, permanecendo a vermelhidão por longos períodos.

Contudo, a piora do quadro pode levar ao aparecimento de pústulas de inflamação e edema. Esses dois fatores acabam confundidos com a acne. Mas, quem sofre de sensibilidade normalmente já tem a pele mais sensível e mais ressecada nos locais acometidos pela rosácea. 

acne

Por outro lado, a acne acomete as glândulas sebáceas, resultando por exemplo, no aumento da produção de sebo por essas glândulas, e como consequência, aparecem as espinhas inflamadas e os cravos, e a pele nesse caso fica mais oleosa.

Quem pode apresentar rosácea na pele

Primeiramente, qualquer pessoa após os 25 anos de idade, mais particularmente as mulheres, e qualquer pessoa com pele clara podem ser afetadas por manchas vermelhas no rosto, sejam elas passageiras ou persistentes. Já a Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que a rosácea é mais frequente em adultos de 30 a 50 anos, sendo mais comum em mulheres. Contudo, quando a rosácea aparece nos homens, normalmente o quadro deles é mais grave. 

Embora essa vermelhidão nos casos menos graves não seja realmente perigosa para a saúde, é desconfortável e, às vezes, constrangedora, pois o impacto na vida social de quem tem rosácea pode ser bastante significativo. A rosácea em estágio inicial é caracterizada pela dilatação de vasos e, por consequência, pelo aumento do fluxo sanguíneo local. Após um período curto, os vasos voltam ao seu estado normal, e a vermelhidão diminui.

Por outro lado, em estágios mais avançados, as estruturas dos vasos e de outros componentes da pele ficam comprometidas, e nos estados crônicos os vasos não voltam mais ao seu estado normal. Por isso, a vermelhidão não melhora, e aparecem outras alterações, como circulação comprometida, presença de pústulas e edema no local. 

Assista ao vídeo da Dra. Cintia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e veja o que a especialista fala sobre a rosácea. 

O que provoca ou piora o quadro

Embora as causas da rosácea não tenham sido claramente identificadas, podemos, no entanto, apontar duas principais manifestações, dependendo do estágio: 

1 – Comprometimento da rede de vasos sanguíneos

2 – Hiper-reatividade cutânea, ou seja, a pele fica reativa a diversos componentes que entram em contato com ela e causam desconforto. 

Além disso, o agravamento do quadro depende de pessoa para pessoa e geralmente é imprevisível e intenso. por exemplo, uma pessoa com apenas uma vermelhidão leve pode não ver o progresso da rosácea, que pode ser algo leve e passageiro. Por outro lado, uma pessoa pode ter vermelhidão persistente e vasos dilatados logo no início das manifestações da rosácea. 

Agora, veja alguns fatores que podem provocar a vermelhidão da pele e o aumento da sensibilidade cutânea: 

estímulos da rosácea
  • Variações repentinas e significativas de temperatura
  • Temperaturas muito altas (aproximadamente 40 °C) ou muito baixas (5 °C)
  • Consumo de alimentos picantes como por exemplo, a pimenta ou mostarda
  • Consumo de álcool ou café
  • Exposição a sol ou poluição
  • Esforço físico prolongado
  • Emoções fortes, como estresse ou constrangimento 
  • Uso de substâncias na pele, como cânfora e derivados da pimenta 
  • Outras substâncias irritantes para a pele

Os fatores citados anteriormente ativam receptores na pele que acionam mediadores inflamatórios. Esses, por sua vez, provocam a vasodilatação dos vasos sanguíneos superficiais da pele e, como consequência, tem-se o aspecto vermelho e o desconforto na pele, como ardência ou coceira. 

Devido a inúmeros fatores envolvidos, o diagnóstico da rosácea deve ser feito por um dermatologista. A rosácea não tem cura, mas é possível controlar o problema com medicamentos e produtos adequados. Por isso, a importância de uma avaliação com um profissional especializado. 

Produtos para uso diário

Como mencionado anteriormente, o tratamento da rosácea deve ser feito com um especialista. Mas, os cuidados com a pele, quando a rosácea não está ativa, devem contar com produtos específicos para peles sensíveis ou que não causam irritação.

Selecionamos alguns produtos para os cuidados diários dessas peles. São produtos que não tratam especificamente a rosácea, mas podem ser utilizados por peles com essa característica sem causar desconforto.

Confira abaixo as sugestões:

1 – Para limpar a pele

Primeiramente, o produto mais indicado para limpara as peles sensíveis é a Água Micelar. Ela tem uma composição mais suave do que a de um sabonete e também não necessita de enxágue. Desta forma, poupa o contato da pele com a água da torneira, que muitas vezes não é de qualidade e também pode irritar a pele.

A Água Micelar é um demaquilante e também um produto que limpa a pele em todas as ocasiões. Ao optar por ela, não é preciso usar tônico facial, pois a Água Micelar tem o pH igual ao da pele. 

2 – Para acalmar e repor minerais

Agora, para hidratar, repor vitaminas e minerais e acalmar a pele, o produto indicado é a Água Dermo Revigorante. Ela também é um ótimo pós-sol e em 30 minutos acalma a vermelhidão provocada pelo sol. 

É um produto para ter sempre com você e usar a qualquer hora do dia, quando a pele tem necessidade de hidratação ou está irritada. O ideal é usá-la logo após a limpeza da pele. 

3 – Para hidratar

Para hidratar a pele e prevenir o envelhecimento precoce, você pode usar o Prevent Creme Anti-idade pela manhã e à noite.

Para peles mais maduras e ressecadas, a recomendação é o Creme Anti-idade Reverse. Ele também pode usar pela manhã e à noite.

Ambos os cremes têm formulações mais suaves e com ácido hialurônico, sendo altamente hidratantes.

4 – Para reduzir rugas

Para reduzir as rugas mais acentuadas, você pode utilizar o Preenchedor e Firmador Facial, aplicando de forma bem pontual somente no local da ruga. Ele fará o preenchimento das rugas, uniformizando o relevo da pele. 

Para usá-lo, aplique pela manhã e à noite antes do hidratante facial. 

5 – Para proteger da luz solar

Por fim, para as peles sensíveis, o mais indicado é o Pó Multiprotetor FPS 50. Disponível nas cores translúcida, médio adaptável e escuro café. Esse pó contém apenas filtros físicos, que são os menos sensibilizantes. 

Use-o diariamente pela manhã e faça a reposição a cada duas horas. Lembre-se de aplicar uniformemente o pó sobre a pele para a proteção adequada do sol. 

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários 🙂

Água Micelar: 14 benefícios para limpar a sua pele de forma simples e prática.

Muito se fala de água micelar, mas você sabe o que ela faz e como age na sua pele?

Neste conteúdo, vamos esclarecer várias dúvidas que surgem referentes a esse tipo de produto. Aqui você vai saber o que é a água micelar, como age e a diferença entre esse produto, os tônicos e a água termal. Além disso, você conhecerá os 14 benefícios da Água Micelar da Extratos da Terra. 

Para começar, as águas micelares vêm com a proposta de substituir principalmente dois produtos: os demaquilantes e os tônicos. 

Isso porque a água micelar tem uma estrutura que capta a sujeira e as impurezas da pele, como maquiagem e poluição, retirando os resíduos prejudiciais e deixando na pele os nutrientes e as substâncias importantes para formar a barreira de proteção que impede que agentes externos penetrem na pele.

Essas estruturas denominam-se micelas, que são constituídas por moléculas com extremidades distintas, uma que se dissolve na água e outra que se dissolve em componentes oleosos.

estrutura da micela na composição da água micelar

Dessa forma, a parte que se dissolve nos componentes oleosos forma uma espécie de cápsula, envolvendo todas as impurezas e fazendo elas se desprenderem da pele.

Devido a essas propriedades, as águas micelares podem ser utilizadas para limpar a pele de todas as sujidades e não só da maquiagem. Podem, por exemplo, ser usadas para retirar resíduos do protetor solar, da poluição e do excesso de oleosidade da pele. 

Por outro lado, elas substituem também os tônicos devido ao fato de seu pH não alterar o pH natural da pele, como acontece com a maioria dos sabonetes. Além disso, dependendo da composição e da recomendação da rotulagem da água micelar, não é necessário fazer o enxágue da pele, o que deixa a rotina de limpeza mais simples e rápida.

E qual a forma correta de limpar a pele?

Apesar de parecer uma tarefa fácil e sem mistérios, limpar a pele é um dos passos em que os brasileiros mais cometem erros, seja na frequência de lavar ou na escolha dos produtos mais adequados para a sua pele.

Então, é sempre bom relembrar, a recomendação é limpar ou lavar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Já que, lavar muitas vezes ao dia pode causar danos na camada de proteção da pele ou até aumentar a produção de oleosidade, o chamado efeito rebote. Por outro lado, quando se lava o rosto menos de duas vezes ao dia, a pele acumula sujidades que podem causar vários problemas, como, por exemplo, acne, manchas e envelhecimento. Por isso, é preciso equilíbrio.

E com o que devemos limpar a pele? 

A limpeza não deve ser feita somente com água, pois ela sozinha não é capaz de remover as impurezas. Na hora de escolher o produto ideal, você deve considerar primeiramente o seu tipo de pele. Além disso, o recomendado é usar sabonetes, espumas, água micelar ou higienizantes específicos para a pele do rosto (facial), pois o pH e as características da pele dessa região são diferentes dependendo da pele do corpo.

Mas, se você tiver dúvida quanto ao seu tipo de pele, procure a orientação de um profissional para auxiliá-lo. Você também pode consultar os nossos conteúdos sobre o tema, que ajudam a identificar o seu tipo de pele com base em algumas características.   

Agora que você já sabe como as águas micelares agem e também qual a frequência mais recomendada para limpar a pele, vamos esclarecer a diferença entre a água micelar, os tônicos e a água termal, visto que frequentemente ocorrem muitas dúvidas em relação a esses produtos. 

Água micelar X tônico?

A água micelar retira a maquiagem e limpa profundamente a pele. Ela faz tudo isso sem alterar o pH e a barreira de proteção. Portanto, não é necessário tonificar a pele após seu uso. 

Por outro lado, o tônico tem como função principal equilibrar o pH da pele, não tendo ação higienizadora. 

Água micelar X água termal?

A água micelar limpa a pele devido à sua composição, contendo micelas que retiram a maquiagem e as sujidades da pele. Dependendo da formulação da água micelar, esse produto pode também hidratar, nutrir e acalmar a pele. 

Já a água termal tem como principal função fazer a reposição de minerais que nutrem, hidratam e acalmam a pele. Porém, não faz a limpeza da pele como a água micelar. 

14 benefícios da Água Micelar da Extratos da Terra

Anteriormente, já vimos que as águas micelares limpam a pele profundamente sem alterar o pH e mantêm a barreira de proteção saudável. 

Mas, e se a água micelar tiver 14 benefícios em um só produto?

Esta é a novidade que a Extratos da Terra acaba de trazer ao mercado: uma água micelar completa que tem uma composição suave e hipoalergênica, testada dermatologicamente e ao mesmo tempo, enriquecida com bioativos da couve e do brócolis, blend de vitaminas e água bioativa de alpinia. 

Bem como, é livre de essência e não causa desconforto e irritação na área dos olhos. Além de não deixar a pele pegajosa. 😍 

Agora, vamos conferir os 14 benefícios da nova Água Micelar:

  • Retira a maquiagem
  • Remove resíduos da pele
  • Limpa profundamente
  • Tonifica a pele
  • Promove a auto-hidratação, formando um filme protetor contra o ressecamento da pele
  • Nutre e repõe vitaminas e minerais
  • Purifica a pele
  • Reduz e impede a formação de radicais livres
  • Protege as células 
  • Previne o envelhecimento precoce da pele
  • Não é necessário fazer o enxágue
  • Não arde os olhos
  • Livre de álcool 
  • Hipoalergênica

Tudo isso é possível devido a uma incrível combinação de bioativos, minerais, vitaminas e superantioxidantes. Esse conjunto de ingredientes, além de limpar profundamente, desintoxicam as células e eliminam o excesso de radicais livres presentes na pele e responsáveis por causar inúmeros danos, como por exemplo, o envelhecimento precoce. 

Quer conhecer os componentes da fórmula?

A Água Micelar Extratos da Terra possui 4 ingredientes principais:

1 – Blend de vitaminas e minerais

Esse blend contém minerais como cálcio, potássio, ferro, selênio, zinco e sódio. Já as vitaminas presentes são A, C, B1, B2, B5, B6, K e E. Além de ácido fólico.

Entre as propriedades desses minerais e vitaminas que nutrem a pele, estão as ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso faz com que aumente a defesa das próprias células contra o dano causado pela radiação UV e são importantes para os cuidados contra o envelhecimento precoce da pele.

2 – Bioativos

Bioativos são superantioxidantes e detoxificantes. Esses componentes foram extraídos da couve e do brócolis, e possuem o poder de remover os radicais livres da pele. Desta forma, aumentam a proteção e a resistência das células. Em adicional, possuem ainda propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, ajudando a manter a pele saudável.

3 – Água bioativa de alpinia

alpinia

Esse ativo é resultado da destilação das folhas da alpinia para produção do óleo essencial da planta. Como resultado deste processo, vários componentes da planta ficam concentrados na água usada no processo, o que resulta na água bioativa de alpinia. Como benefícios, ela possui ação anti-inflamatória, além de acalmar e refrescar. Assim como traz a sensação de relaxamento, auxiliando na diminuição do cansaço e da fadiga.

4 – Hydra-S30 

Esse ingrediente fortalece e restaura a barreira de proteção cutânea, formando uma película protetora que se mantém mesmo após a lavagem. Como resultado, evita-se a perda de umidade, favorecendo a auto-hidratação da pele. Dessa forma, você decide como prefere usar a sua água micelar, enxaguando ou deixando na pele, já que a hidratação e a proteção da pele se mantêm nas duas formas de uso.

A Água Micelar da Extratos da Terra é uma nova forma de cuidar da pele sem complicações e sem perda de tempo. Ou seja, fácil, rápida e relaxante, sem irritação ou ressecamento da pele. 

Você pode adquirir a Água Micelar de 200 ml por R$ 49,90* através do nosso site ou com um de nossos revendedores. 

*Preço sujeito a alterações sem aviso prévio.