A argila preta, também conhecida como “lama negra”, pode ser um verdadeiro aliado tanto para cuidados faciais quanto corporais. No rosto, essa argila é especialmente indicada para peles maduras e tratamentos de rejuvenescimento, graças à sua composição ácida e rica em ferro, o que acelera a renovação celular.
Seus benefícios vão além disso: suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes ajudam a reduzir o surgimento de acne, enquanto o seu poder estimulante auxilia no combate aos sinais de envelhecimento.
Já no corpo, a argila preta se torna uma ótima aliada nos tratamentos de redução de medidas, celulite e flacidez. Sua capacidade de estimular a produção de colágeno favorece a firmeza da pele, enquanto sua ação redutora contribui para a diminuição das medidas. Além disso, ela possui propriedade antiestresse, que auxilia no relaxamento corporal e estimula a circulação sanguínea periférica.
Nos tratamentos capilares a argila preta pode ser usada no couro cabeludo para uma ação detox ou como estímulo para o crescimento dos fios devido suas propriedades de ativar a microcirculação.
Indicações e associações
No tratamento corporal, é indicada para celulite, redução de medidas e flacidez.
No tratamento facial, é indicada para peles maduras e tratamentos anti-idade.
No tratamento capilar, é indicada para controle da oleosidade e purificação do couro cabeludo.
Pode ser associada a óleos essenciais.
Número de registro na Anvisa
25351.100075/2017-06
*Uso exclusivo para profissionais de estética.
Kaolin
Argila Preta
Também conhecida como “lama negra”, a argila preta é considerada um material muito nobre. Rica em matéria orgânica e enxofre, é considerada a mais ácida das argilas. Possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, cicatrizantes e antissépticas. Além disso, tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea.
É bastante indicada para peles oleosas pelo seu poder de controlar a oleosidade, regulando a produção de sebo e evitando o surgimento de espinhas e de cravos.
A argila preta tem ainda propriedades purificantes e desintoxicantes, removendo as impurezas e toxinas da pele, deixando-a mais suave e com um aspecto renovado.
Para completar, a argila preta tem ação rejuvenescedora na pele. Isso ocorre porque essa argila estimula a produção de colágeno, que é responsável pela firmeza e a elasticidade da pele, e fortalece as defesas antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.
É normal a pele ficar vermelha após a aplicação da argila?
Uma leve vermelhidão pode ser normal após a aplicação da argila, pois ela ativa a microcirculação. Se não for acompanhada de ardência ou de uma sensação de desconforto essa reação é normal, e a coloração avermelhada deve passar em pouco tempo.
É normal sentir uma sensação de leve pinicamento?
Sim, a argila preta tem uma ação tensora que pode provocar essa sensação de pinicamento.
Como tirar a argila de forma fácil da pele?
O segredo para ter facilidade na retirada da argila é nunca deixar ela secar na pele. Sempre mantenha a argila úmida, e para remover você pode tirar o excesso com uma espátula de forma delicada para não agredir a pele. Depois é só retirar o excesso com uma toalha descartável umedecida em água mineral ou água termal.
Por que não pode deixar a argila secar na pele?
As argilas são ricas em minerais que para ter ação na pele precisam de um meio de condução, o que é proporcionado pela água. Dessa forma, se a argila secar na pele, em vez de trazer benefícios como a hidratação, vai retirar a água que está nessa pele. Além de não ter a ação desejada da argila, isso também vai causar a sensação e o aspecto de ressecamento.
Com que frequência posso aplicar a argila na pele?
É indicada para peles sensíveis?
Não, a argila preta não é indicada para peles sensíveis por ser uma das argilas mais ácidas, o que pode causar sensibilidades e desconforto nessas peles.